Tempo de leitura: 4 minutos

Veja agora 7 dicas incríveis para visitar o museu do Louvre, evitar filas e ver todas as principais obras em um só dia.

Dicas para visitar o museu do Louvre

1- Entre pela entrada do shopping carroussel du Louvre.

A primeira dica importante é por onde você vai entrar no museu.Conforme mostra o mapa abaixo o Louvre tem duas entradas: Pela pirâmide de vidro e pelo lado direito, na ala Richelieu.

A melhor maneira de evitar filas enormes para entrar no museu é entrando pela direita, através do shopping Carroussel du Louvre. A entrada pela pirâmide está sempre lotada de pessoas e as filas costumam ser enormes.

Isso acontece porque nessa entrada a segurança é mais reforçada do que na outra. O que, consequentemente, gera uma demora na fila.

Além disso, a entrada para o shopping carroussel tem acesso através da parte subterrânea do metrô. Ou seja, poucas pessoas conhecem essa opção, o que torna ela mais vazia.

Para chegar nesse shopping é só você pegar a linha 1 do metrô e descer na estação Palais Royal- Museé Du Louvre. Ao descer na estação é só seguir as placas que você estará dentro do shopping. A entrada pelo shopping  é para as pessoas que tem algum tipo de cartão, como o museu pass, por exemplo.

Você também pode ter acesso através da Rue de Rivoli.

Quer saber como se locomover me Paris ? Então não deixe de ler Os melhores e mais baratos meios de transporte em Paris

Lembra do filme O código da Vinci? Quando você ver a pirâmide invertida, você saberá que está na entrada da ala Richelieu.

Shopping do Carroussel du Louvre

2- Usar o museu pass ou comprar o ingresso  com antecedência

Outra dica para poupar tempo no Louvre é se antecipar e comprar o ingresso para o museu pela internet ou então comprar o Museu Pass. Assim, você evita ter que enfrentar outra fila gigante para comprar o ingresso na hora.

O mesmo acontece com o Museu pass, que você pode comprar com antecedência pela internet, no aeroporto ou em agências de turismo. Com esse passe você pode entrar no Louvre a qualquer hora e quantas vezes você quiser.

Dica: Além de ser uma ótima forma de economizar em Paris, o museu pass te dá a flexibilidade de visitar o mesmo monumento ou museu, quantas vezes você quiser. Mas isso, é claro dentro daquele período de dias que o cartão vale.

Saiba tudo sobre os principais passes de Paris AQUI.

Veja mais dicas de como economizar em Paris aqui

Ou seja, para visitar o museu do Louvre com calma, usar o museum pass é uma das melhores opções. Pois caso você não consiga ver tudo, você pode voltar outro dia e não pagar outra entrada para isso.

Museu do Louvre
Museum Pass

3-Planejar um roteiro antes

Poxa é sério isso? Além de planejar um roteiro pela cidade eu também tenho que planejar outro roteiro para visitar um museu?

Sim, senhores. Se você quiser poupar tempo e ver as principais obras em um só dia, fazer isso é fundamental.

Quer sugestão de roteiro para Paris? Então não deixe de ler Sugestão de Roteiro de 3 dias em Paris: O crème de la crème e Paris roteiro de 7 dias.

Para isso tenha em mente o que você mais quer ver! Geralmente as obras mais visitadas são a Monalisa e Vênus de Milos. Mas além delas também existem outras obras e objetos que são bem populares. Para isso você precisa saber quais são as alas do museu e que obras e objetos vai encontrar lá. Assim você programa qual ala do museu vai visitar primeiro.

5- Use um mapa

Como você já deve estar cansado de saber, o museu do Louvre é enorme. Assim usar um mapa para se localizar lá dentro e não se perder é primordial. Eles oferecem o mapa lá na entrada do museu e é grátis. Mas, o ideal é você não deixar para olhar o mapa lá na hora. Foi o que fizemos e sinceramente eu não recomendo. Porquê é uma chatice você ficar toda hora olhando mapa. Assim, nem dá para apreciar o museu direito.

Por isso, baixe o mapa online, e consulte ele antes. Aliando isso a um bom roteiro, com toda a certeza você não irá se perder e conseguirá ver tudo que deseja, numa única visita.

6- Vá em horários e dias  específicos

Essa dica é primordial para quem quer evitar ter que dividir o museu com milhares de turistas e conseguir apreciar as obras sem ninguém te empurrando. Os horários em que o Louvre está mais vazio é de manhã cedo. O museu abre as 9:00 mas só começa a encher mais lá para umas 12:00 horas. Por isso, levante cedo e chegue lá assim que abrir. O museu é mais vazio a essa hora, principalmente nas segundas e quintas feiras.

O bizu aqui é: Chegue 9 horas e vá direto para ala Denon onde está a Monalisa. Pois sem dúvida , ela é a obra mais disputada. Se você chegar cedo e ir logo vê-la, você terá mais chance de poder chegar mais perto dela. Porque se deixar para mais tarde, você possivelmente não vai conseguir se aproximar do quadro.

Outro bom horário é ir á noite, a partir das 18:00 horas. Todas as quartas e sextas o Louvre funciona até as 22 horas. Após o horário das 18:00, o museu já esvazia bastante.

Mas, você caro viajante, deve estar se perguntado se, em apenas 5 horas você conseguiria ver tudo. A resposta é que SIM. Se você seguir as dicas anteriores, com toda a certeza você consegue.

Melhores dias para visitar o museu

Os dias mais cheios são, logicamente os fins de semana. De sexta a domingo o Louvre lota, principalmente se você estiver viajando entre os meses de Julho e Setembro, pois é alta temporada em Paris. Por isso, evite visitar o museu do Louvre nos fins de semana. Já os meses mais vazios são Janeiro e Fevereiro, pois são meses de baixa temporada.

Quer saber qual é a melhor época para ir a Paris? Então não deixe de ler Quando ir a Paris: Veja agora a melhor época para viajar

Lembrando que as terças feiras o museu não abre.

Museu do Louvre

7- Use o audioguia

Usar um audioguia além de te ajudar a entender a história do que você está vendo, no caso do museu do Louvre te ajuda a se localizar também. É só você digitar o número da obra que está a sua frente no áudio. Esse áudio além de te contar a história da escultura também te mostra, através dela, onde você está localizado. Ou seja, te ajuda a se achar tranquilamente.

Você pode pegar o audioguia na entrada do museu. O aluguel custa 5 euros. Infelizmente não tem em língua portuguesa.  Mas tem em inglês e espanhol. Ou seja, treine bastante seu inglês e/ou seu espanhol.

Enfim, estão são as principais dicas para visitar o museu do Louvre e ter uma experiência inesquecível.