Tempo de leitura: 7 minutos

Onde foi gravado Outlander é uma curiosidade de 10 entre 10 fãs da série inspirada na obra de Diana Galbadon. Afinal, assim como é fácil amar Outlander, é mais fácil ainda se encantar pelas paisagens fascinantes da Escócia. Aliás todo fã da série acaba por incluir a Escócia em sua lista de viagens dos sonhos.

A série Outlander conquistou fãs no Brasil e no mundo inteiro devido a sua história envolvente e suas atuações brilhantes. Mas além disso , muito do seu sucesso é graças aos seus cenários muito realistas e belíssimos.

Você sabia que grande parte do seriado não foi gravado em estúdios e que a maioria dos locais realmente existem e que podem ser visitados?

Quando descobri isso fiquei muito empolgada, pois eu já tinha muita vontade de conhecer a Escócia, depois da série então essa vontade triplicou.

Mas eu não sou a única!!! Depois da série o turismo na Escócia aumentou consideravelmente. Com isso muitos locais que antes não eram visitados pelos turistas passaram a ser muito procurados da noite para o dia. Não é a toa que existem muitos roteiros privados que saem de Edimburgo ou de Glasgow e que percorrem vários locais onde a série foi gravada.

Mas nossa que série é essa,tão poderosa que até alavancou o turismo na Escócia ? O que ela tem de especial? Se você nunca viu eu te conto.

Um breve resumo da série

Primeiro, o que tem a série de especial? Muita coisa. A história é envolvente do inicio ao fim. Um figurino e cenário simplesmente perfeitos

A série de tv é baseada na série de livros da autora americana Diana Galbadon, e conta a história de uma enfermeira inglesa que viaja no tempo. Claire viaja através das pedras para 200 anos antes, na Escócia de 1793,durante a  revolução jacobita. A série retrata com fidelidade histórica esse momento tão emblemático e marcante da história da Escócia. Acredito que esse seja mais um dos motivos de seu êxito.

Agora Claire precisa tentar se adaptar a vida tão diferente e rústica nas highlanders escocesas,mas não será muito difícil pois ela conhece Jamie Fraser, um lindo guerreiro highlander. Assim Claire, já casada com Frank Randall fica divida entre o amor do presente e o amor do passado.

Bom agora  que você que não conhecia a série, já conhece, e para você que já é fã, eu fiz uma lista de nove lugares que foram usados para a gravação da série. Há muito mais locais mas para o post não ficar muito longo eu escolhi os locais de acordo com as cenas mais importantes das 3 temporadas e aquelas que eu considero imperdível para qualquer fã de Outlander.

A série já está em sua 5 temporada e é exibida na Fox e na Netflix.

Onde foi gravado Outlander: Principais locais na Escócia

Grande parte da Escócia serviu de cenário para a série mas a grande maioria dos locais onde foi gravado Outlander ficam nas Highlanders Escocesas.

Assim, a melhor maneira de você visitar os lugares onde foi gravado Outlander é ou de maneira independente, alugando um carro ou contratando um tour.

A maioria dos tours saem ou de Edimburgo ou de Glasgow.

1.Kinloch Rannoch(Craig na Dun)

Kinloch Rannoch talvez seja um dos lugares onde foi gravado Outlander mais amados pelos fãs da série já que é onde fica Craig na Dun, o círculo de pedras que levam Claire na sua viagem no tempo.

Craig na Dun, na verdade não existe e as pedras são feitas de isopor mas Kinloch Rannoch é o lugar onde o cenário foi montado e com toda a certeza você vai reconhecer a paisagem mesmo que as pedras não estejam lá.

onde foi gravado Outlander
Quem reconhece essa estradinha?
Foto:Outlander Locations

2- Castelo Doune (Castelo Loch) 

Construído no século XIII pelo duque de Albany, esse castelo serviu como cenário para o castelo do tio de Jamie, Colum Mackenzie. Na série era o castelo Loch.

Lembra no início  da primeira temporada em que Claire e Frank fazem um passeio e entram num castelo que está em ruínas?  E quando ela viaja no tempo é para esse castelo que Jamie a leva e onde ela vive durante um tempo. Grande parte da primeira temporada se passa nesse castelo. Não tem como você visitar o castelo e não lembrar da série.

Obs: A primeira temporada de Game of trones também foi gravada lá. O castelo foi Winterfell, e aparece no primeiro episodio da série quando o rei Baratheon visita Winterfell.

Localização : A 13 km de Stirling, no vilarejo de Doune.

preço: 6,00 libras

onde foi gravado Outlander
Castelo de Doune
imagem: visitscotland
onde foi gravado Outlander
Uma das cenas mais bonitas da primeira temporada

3- Highland Folkum Museu (Vila dos Mackenzie)

Esse museu ao ar livre recria como era a vida dos highlanders na escócia. Como eles construíam suas casas,como eles se vestiam e tudo sobre sua cultura. Na série esse incrível museu serviu de cenário para dar vida a vila onde viviam os Mackenzie.

Na primeira temporada quando Claire volta no tempo um highlander a salva de Jack Randall e a leva para uma casinha onde ela conhece Jamie Fraser. Ele estava ferido e Claire cuida de seus ferimentos. A cena foi gravada em uma das casas do museu.

Horário : 28 de março a 31 de agosto das 10:30 as 17:30 ; De 1 de setembro a 31 de outubro das 11:00 as 16:30 .

Localização : A 55 minutos de Inverness e a 1h do Fort William, no vilarejo de Newtonmore

onde foi gravado Outlander
Casas típicas dos Highlanders
Uma das cenas de Outlander gravadas no museu

4- Blackness castle(Fort William)

Construído no século XV por umas das famílias mais importantes da Escócia, esse castelo serviu como prisão e fortaleza. Aqui era a fortaleza onde viviam Jack Randall e os soldados britânicos, e serviu de cenário para uma das cenas mais importantes da primeira temporada.

Na verdade acredito que seja a mais chocante da 1° temporada. Foi aqui que o odioso black Jack Randall açoitou o nosso querido Jamie e deixou nas costas dele as  terríveis cicatrizes. Uma das cenas mais revoltantes da serie né?

Localização : Fort William, perto de Lallybroch.

Preço:£6,00

Horário: De 1 de abril a 30 de setembro das 9:30 as 17:30 ; De 1 de outubro a 31 de março das 10:00 as 16:00

onde foi gravado Outlander
Blackness castle
Uma das cenas mais emocionantes da série foi gravada no Blackness Castle
Briana e seu amigo visitando o castelo na 2° temporada

5- Falkland(Inverness)

Essa cidadezinha que fica bem no centro de Inverness, é umas das primeiras cenas da série, que se passa em 1940 quando Claire e Frank estão de lua de mel pela Escócia. 

Localização: Inverness

O vilarejo de Fakland
onde foi gravado Outlander
Uma das cenas mais bonitas da primeira temporada

6-Hopetoun House (Casa do duque) 

Essa linda mansão é um dos mais esplêndidos exemplos do trabalho do arquiteto escocês  William Bruce e William Adam. Essa casa serviu de cenário para a casa do duque Sandringham. Lembram dele ? Estas cenas foram filmadas na sala red drawing room.

A Trilha do Mar e o Gramado Oeste, na parte de trás da casa, era o local da dupla entre o duque e o chefe do clã McDonald.
Os degraus traseiros da casa foram o cenário de uma luta de espadas na 1ª Temporada.
O pátio atrás do Tearoom Stables foi  uma rua parisiense na 2°temporada.

Localização: Perto de Edimburgo

Hopetoun House
Uma das cenas gravadas no castelo,na red drawing room
A red Drawring Rom
imagem: Nicolas de Pompadour
onde foi gravado Outlander

7-Linlithgow Palace(Prisão de Wentworth)

Este antigo palácio cheio de história serviu como cenário da prisão de wentworth, no 15° episódio da primeira temporada, onde o nosso querido ruivo ficou preso e foi estuprado por aquela praga do Balck Jack.

Localização : Entre o castelo de Edimburgo e o castelo de Stirling

Horários: De 1 de abril a 30 de setembro das 09:30 as 17:30 e de  de outubro a 31 de março das 10:00 as 16:00.

preço:£4.80

Linlithgow Palace
imagem:checkinblog
onde foi gravado Outlander

8- Circulo de Callanish

O circulo de pedras de Craig na Dun é ,sem dúvida o principal local da série, pois é lá que que Claire viaja através do tempo. Só que infelizmente esses círculos de pedra não existem e foram filmados com isopor. Mas não fique triste porque na Escócia existem muitos círculos de pedras que inspiraram a autora Diana Galbadon.

Um deles é o circulo de Callanish. Lá é muito legal e simplesmente lindo. Você pode entrar entre os circulos e até tocar nas pedras. Muitas lendas rondam esses círculos de pedras escoceses, desde viagens no tempo até abdução extraterrestre, por isso cuidado,rs. Eu achei esses em especial muito parecidos com Craig na dun.

Esses círculos estão localizados na região de Aberdeeshire, em Abeerden e lá existem mais de 175 circulos de pedra como estes. Mas de todos o mais bonito e parecido com Craig na Dun é o de Callanish.

Localização : Na costa leste da  ilha de Lewis. A melhor maneira de chegar é partindo de inverness.

onde foi gravado Outlander
E5W7C7 View taken as the sun rises over the Calanais Standing Stones on the Isle Of Lewis #0230
Outlander 2014

9- Culloden Moor(Batalha de Culloden) 

Num vilarejo próximo a Inverness,chamado Culloden, está o campo de batalha onde ocorreu a ultima batalha no solo do reino unido e a mais sangrenta de todas: A batalha de Culloden.

Estar no local é muito emocionante, apesar da energia da sua energia um pouco triste. Afinal foi ali onde se deu a batalha mais sangrenta da história do reino unido e onde os highlanders foram dizimados pelos ingleses.

O local representa não só a morte de milhares de pessoas mas também a morte de uma cultura. Fãs de Outlander sabem que essa batalha além de ter sua importância histórica é um momento crucial na série. E o melhor é que a gente pode visitar o campo de batalha onde ocorreu o combate.

Além das cenas da batalha terem ocorrido lá também foi lá que aconteceu uma das cenas mais marcantes da série : Quando Claire depois de 20 anos volta para Escócia e vai visitar o campo de batalha e finalmente diz  adeus a Jamie Fraser.

Esse “cemitério” em homenagem aos clãs que foram mortos na batalha existem e estão abertos a visitação.Consiste em um memorial com mais de 6 metros de altura, o memorial de Cairn e ao redor tem a singela homenagem aos vários clãs que morreram na batalha.

Preço :£11.00

Horário : Todos os dias das 9:00 as 18:00

Localização: Culloden em Inverness

Um das cenas mais emocionantes da 2 temporada

onde foi gravado Outlander
Você pode visitar a “pedra tumulo” dos Fraser em Culloden.

10- Midhope House(Lallybroch)

Com toda a certeza de todos os lugares onde foi gravado Outlander este é o mais emocionante de todos.

Esse castelo foi construído no seculo XVI. Hoje em dia esse castelo está localizado em uma área privada e a melhor maneira de acessa-lo é de carro. Por não ser uma área turística não encontramos banheiros e nem cafés aos arredores. O castelo passou a ser mais visitado mesmo depois da série.

O interior do castelo está  em ruínas e você não pode entrar na casa mas pode visitar a área externa onde foram gravados as principais cenas de Outlander. Esse castelo é o cenário da linda Lallybroch, a casa onde Jamie vivia com sua família e mais tarde passou a viver com Claire também.

Preço : 10 libras p/ carros pequenos e 20 libra sp/ carros grandes

Localização : Vilarejo de Abercorn a 22 km de Edimburgo

Horário: Atenção nesse item, o castelo fecha de Janeiro a Março, só abrindo novamente em Abril, funcionado de Abril a Setembro das 9:00 as 17:00 h e de Outubro a Dezembro das 10:00 as 15 :00.

Midhope House
Lallybroch
onde foi gravado Outlander

11.Bakehouse Close

A Bakehouse Close é o Beco Carfax na série, lugar onde funcionava a gráfica de Jamie e onde ele e Claire se reencontram depois de 20 anos separados.

O Bakehouse fica na Royal Mille, uma das ruas mais famosas de agitadas de Edimburgo.

onde foi gravado Outlander
Foto: Outlander Locations

E ai pessoal de todos os lugares onde foi gravado Outlander qual você tem mais vontade de conhecer?

Um abraço