Search here...
TOP
Destinos Europa França Sul da França

Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa

carcassonne frankrijkf 1429525255 ubJc 1 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem
Tempo de leitura: 5 minutos

Carcassone a cidade medieval mais bem preservada da Europa

Carcassone é daquelas cidades que habitam o imaginário de qualquer apaixonado por história da idade média e por conto de fadas, príncipes e princesas. Qualquer historiador, leitor assíduo de romances medievais e espectadores de filmes e séries precisa visitar essa cidade.

Localizada no sul da França , na região do Languedouc Roussilon, visitar a cidade é como viajar no tempo.  Lá  você se sente teletransportar para os livros, filmes e séries que lemos ou assistimos ao longo de nossas vidas. Não tem como você visitar essa  cidade e não se sentir em outro tempo. É algo absolutamente mágico!!

Carcassone é, o quintomonumento mais visitado da França, além de ser a cidade medieval mais bem preservada de toda a Europa.

Ou seja, é uma cidade que você precisa conhecer na sua viagem ao sul da França. Te garanto que você não vai se arrepender e, com toda a certeza vai querer voltar.

20180517 092736 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

História de Carcassone

Antes de mais nada vamos conversar brevemente sobre a história dessa linda cidade.

A cidade tem uma longa história, que começa desde o período neolítico, passa pela era romana, e até sarracena. Porém foi na idade média que conheceu seu período mais importante.

20180516 151447 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Dominada pela família Trencavel, que governou a cidadela entre o século XI e XIII a cidade prosperou muito nessa época. Mas foi também nessa época que o catarismo teve muitos seguidores na região. O conde Raimundo Trencavel, apesar de católico acolhia nos muros da cidade os cátaros e os judeus. Por isso, a cidade de Carcassone foi considerada herege pela igreja católica.Assim o papa Inocêncio III, com apoio da monarquia francesa, iniciou uma cruzada contra os cátaros. Essa cruzada contra os próprios cristãos, ficou conhecida como cruzada albigense.

20180516 172106 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Assim, em 1209, a cidade foi sitiada e tomada pelos cruzados. O conde de Trencavel foi feito prisioneiro em seu próprio castelo. Após  a tomada da cidade, as terras foram passadas para o barão Simon de Montfort. Seu filho e sucessor doou as terras para a coroa da França em 1224.

A inquisição, criada em 1233, torna a cidade um dos principais locais do tribunal religioso. Mas só em 1321 com a morte na fogueira de Guilhém Bélibaste, último “homem bom “, religioso herege, é que marca o fim da igreja cátara.

20180516 195153 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Em 1348, a cidade foi vitima da peste negra e alvo da guerra dos cem anos. O príncipe Negro dizimou a população da cidade baixa mas poupou a cidadela. Pois para domina-la ele perderia muito tempo e isso atrasaria as suas pilhagens.

20180516 201711 1 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

 

Até a assinatura do tratado dos Pireneus em 1659, Carcassone guarda a fronteira entre França e Aragão. No século XIX o arquiteto Viollet le Duc restaura as fortificações da cidadela, deixando como a vemos hoje.

20180516 133315 1024x768 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Em 1997, o monumento é inscrito na lista de Patrimônio histórico Mundial da Unesco.

O que ver em Carcassone

A cidadela é maravilhosa. Andar pelas ruas e pelas muralhas é a melhor atividade para se fazer lá. E o melhor você não paga nada para isso. Lá dentro tem restaurantes, lojas de souvenirs, de doces e hotéis. Não deixe de visitar o chatêau comtal, o castelo onde a família Trencavel viveu durante séculos e onde o conde de Trencavel foi feito prisioneiro. O castelo medieval é a atração turística mais legal da cidade. Visitar o interior de um castelo medieval, andar pelas suas muralhas é uma experiência única.

Por isso, compre o ingresso com antecedência pela internet, principalmente se você for ficar por um só dia. O ingresso é com hora marcada, assim você evita filas e assim, também evita perder tempo. 

Visite também a basílica de Saint Nazare, que possui os vitrais mais bonitos da região do Languedouc. Nós, infelizmente não conseguimos visitar toda ela porque ela estava em obras. Mas pelo pouco que vimos deu para perceber que ela é linda.

Dentro da cidade também tem dois museus muito interessantes: O museu da inquisição que recria o tribunal da inquisição da época e suas prisões. Também tem  museu da tortura que mostra todas as armas de tortura utilizadas pelos inquisidores.

Com este último eu confesso ter ficado bem impressionada em ver os objetos utilizados pelos inquisidores nas torturas. Algo realmente impressionante de te deixar refletindo bastante sobre a crueldade e a intolerância humana.

O ingresso dos dois museus até podem ser comprados na hora, já que não são muito concorridos.

20180516 173143 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Do lado de fora da cidadela também tem atividades muito interessantes como caminhar as margens do rio Aude. Você também pode fazer um passeio de barco pelo rio.

Lá também tem um zoológico muito diferente, pois a fauna é australiana. As crianças podem ver cangurus, Koalas e conhecer tudo sobre a cultura dos aborígenes. Mas isso é bom apenas se você for ficar mais de 1 dia na cidade.

20180516 161327 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Como chegar 

Como dito no inicio do post, Carcassone fica no sudoeste  da França, na região do Languedouc Roussilon. Você pode chegar vindo de Barcelona,que foi o que eu fiz. A viagem dura cerca de 3 horas de trem. De Paris a viagem chega a durar 8 horas de trem. Algumas pessoas vem de Paris e voltam no mesmo dia. Eu não acho que valha a pena pois 8 horas de trem pra ir e mais 8 horas para voltar é muito tempo e bem cansativo. Assim você vai passar mas tempo viajando de trem do que conhecendo a cidade. Além disso o cansaço e a pressa certamente vão te atrapalhar a curtir a cidade.

Quer saber quais são os melhores bate e voltas a partir de Paris? Então leia Bate e volta a partir de Paris: Escolha o melhor de acordo com seu tempo e bolso

Como um bate e volta o ideal é vir de Toulouse pois  a viagem de trem dura apenas uma hora.

Veja aqui uma sugestão de roteiro que inclui Carcassone e Barcelona na mesma viagem

 

DSC01571 e1534785578290 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Quanto tempo ficar 

A principal atração de Carcassone é a cidade medieval, ou La Cité e para conhece-la basta um  dia inteiro. Por isso a cidade é uma excelente opção de bate e volta para quem explora a região do sul da França.

Mas você também pode pernoitar na cidade. Existem muitas opções de hotéis fora das muralhas da cité. Mas também tem como você se hospedar dentro da cidade medieval e foi o que fizemos. O Hotel de la cité  é um verdadeiro sonho de consumo. Localizado dentro das muralhas em um edifício que era parte do castelo Comtal, esse hotel é sem dúvida o melhor hotel que já me hospedei até hoje.

www tudo sobre viagens carcassone hotel franca 2  Easy Resize.com 1 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Vista do nosso quarto

Além de ter sido a realização de um sonho pernoitar numa cidade medieval, o hotel é 5 estrelas. Ou seja, com tudo do bom e do melhor. Como ficamos apenas por uma noite( tempo ideal) dividimos a diária. Assim podemos curtir um dia de rei e rainha sem falir, rs. E também demos sorte porque encontramos uma excelente oferta do dia no Booking.

Caso você decida pernoitar na cidade, uma noite é mais que suficiente para você conhecer tudo. E vai por mim, se eu fosse você eu pernoitaria. A cidade consegue ser ainda mais deslumbrante e incrível a noite. Geralmente os turistas que não pernoitam na cidade, saem antes de escurecer. O que é uma pena pois a maioria acaba não vendo a cidade toda iluminada.

Por isso se você não for pernoitar tente ficar até anoitecer.

www tudo sobre viagens carcassone noite franca 2  Easy Resize.com 1 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

A noite Carcassone é linda também

O que comer

Não deixe de experimentar o verdadeiro Cassoulet francês. Essa região da França é a que tem o melhor Cassoulet de todo o país. E eu afirmo isso com toda a certeza. Simplesmente me apaixonei por esse prato. Cheguei a experimenta-lo em outras cidades do sul da França e em Paris mas nenhum chegou aos pés do que eu comi lá.

Para quem não sabe o Cassoulet é um prato típico da culinária francesa e principalmente dessa região do Languedouc Roussilon. O prato leva pato, linguiça e feijão branco. Simplesmente uma delícia.

Encontrar bons restaurantes que vendam o prato não será difícil, pois todos os restaurantes da cidadela vendem esse prato.

www tudo sobre viagens carcassone cassoulet franca 2  Easy Resize.com 1 - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Prato delicioso

 Curiosidades

Carcassone é realmente uma cidade digna de contos de fadas e , com toda a certeza ela parece cenário de filme. Não é atoa que o filme, Robin Wood, o príncipe dos ladrões,com Morgan Freeman e Kevin Costner foi gravada aqui.  Outros filmes e séries menos conhecidos também foram gravados na cidadela.

 

101503 Robin Hood Prince of Thieves on Carcassonne Easy Resize.com  - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem Robin hood Easy Resize.com  - Carcassone: Conheça a cidade medieval mais bem preservada da Europa - sul-da-franca, franca, europa, destinos-de-viagem

Então pessoal, essas são as minhas principais dicas para você conhecer esse tesouro medieval. A cidade é simplesmente apaixonante. Um verdadeiro sonho, quase impossível de descrever. Só indo mesmo para saber.

Alguém aí já conhece a cidade? Deixe nos comentários.

Um abraço pessoal

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»