Chateau D’if: A prisão do Conde de Monte Cristo em Marselha
Château D’if (A prisão do Conde de Monte Cristo)
O château D’If é a principal atracão turística da cidade de Marselha. Além de ser um belo edifício do século XVIII ele também é rodeado por uma natureza incrível. Mas, apesar disso, o que faz dele conhecido e muito visitado pelos turistas é uma antiga história da literatura francesa. Afinal, o château D’ If foi o local onde (na ficção) ficou preso durante 13 anos Edmond Dantés, protagonista do livro O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.
Com toda a certeza, se você não leu o livro, pelo menos viu o filme. Eu pessoalmente, sou apaixonada por esse livro, ele foi um dos melhores que já li na minha vida. Eu recomendo muito que antes de você fazer a visita ao château que você leia o livro ou assista ao filme.
Nós visitamos Marselha em um roteiro maravilhoso que fizemos no sul da França saindo de Barcelona.
Tenho certeza que você vai se apaixonar pela história e a sua visita ao castelo vai ter outro significado. Se você já leu o livro e é fã da obra, imagine a grande emoção que é visitar o local onde se passam as cenas mais emocionantes e emblemáticas da história! Todo viajante, amante da obra de Dumas precisa conhecer o chatêau D’ If.
Château D’ If e o conde de monte cristo
Apesar de ter uma história muito interessante e uma paisagem de tirar o fôlego, o château D’ If é famoso mesmo pelo livro de Alexandre Dumas. Afinal, é neste castelo que se passa a parte mais emocionante e importante da história.
O livro,O conde de Monte Cristo, se passa na cidade de Marselha e seu velho porto é um dos principais cenários para o filme e para o livro. Afinal, Edmond Dantes trabalhava na marinha mercante como segundo imediato. Seu chefe Danglas e seu amigo o conde de Mondego são os verdeiros responsáveis pela sua injusta prisão e posteriormente serão alvos da sua vingança. É desse porto que Dantes parte para a prisão onde ficaria preso por treze anos graças ao complô entre Danglas, Mondego e Villeford.
No livro Edmond Dantes acusado injustamente por traição foi levado ao château D ‘If, local que, de fato serviu de prisão política durante muitos séculos na cidade de Marselha. Lá, ele passa treze anos da sua vida tentando entender o motivo da sua prisão. Até que um dia ele conhece o abade Faria, outro preso político do château. O abade Faria ficava na cela ao lado da de Dantes.
Assim, nasce uma grande amizade entre os dois homens e o abade passa a Dantés todo o seu conhecimento sobre história, matemática, filosofia e etc.
Até que um dia o abade Faria morre e, Edmond Danté toma o lugar do cadáver. Assim, ele é jogado ao mar e realiza uma das fugas mais famosas e incríveis da literatura mundial.
Curiosidade: Uma das versões mais famosas do filme, a que foi gravada em 2002 com James Caziviel, na verdade não foi gravada em If. Esta versão foi gravada na ilha de Malta.
Château D’ If por dentro
O sucesso do livro é tanto que existe uma cela que leva o nome de Edmond Dantes e outra do Abade Faria. Afinal, é impossível não associar o château D’ If a este clássico da literatura.
A visita nas celas é incrível pois eles recriaram perfeitamente os cenários da história.Assim,eles fizeram um buraco na parede para representar o buraco feito pelo abade na tentativa de escapar da prisão. E foi nesta tentativa que ele acabou parando na cela de Dantes. Foi graças a esse incidente que os dois se conheceram.
Era por esse buraco por onde ele passava todos os dias para ir a cela do abade e aprender história, matemática, línguas e até esgrima. Além disso, também tem números desenhados na parede da cela, representando a contagem que Edmond fazia dos dias em que estava aprisionado. Foi devido a esta amizade com o abade que Dantes conseguiu fugir da ilha. Na época a prisão D’If tinha fama de ser um local de onde se era impossível fugir.
Além disso, também foi o abade que deu a Edmond o mapa onde tinha a localização do tesouro. Este tesouro foi o que deixou Edmond Dantes rico e o transformou no conde de Monte Cristo.
No château tem várias outras celas que foram usadas por prisioneiros reais. Elas ainda estão bem preservadas com o nome de seus prisioneiros na porta e você pode entrar em cada uma delas.

Entrada do château

Entrada na ilha

Pátio do château

Cela de Edmond Dantés Conde de monte cristo

A entrada da cela

A contagem na parede de Edmond Dantés dos dias em que ficou preso

O buraco feito da parede da cela pelo abade Faria

A cela do abade Faria vista a partir de cela do conde de monte cristo
O castelo D’ If além do Conde de Monte Cristo
O château D’If foi construído entre 1527 e 1529 a mando do rei Francisco I com a finalidade de proteger a cidade de Marselha dos ataques dos espanhóis. Apenas no século XVII e que está fortaleza foi transformada em prisão de estado.
Um dos episódios mais interessantes na história do château D’If é que um rinoceronte já morou nele. O rei de Portugal, Dom Manuel I ofereceu ao papa Leão X este animal de presente. O rinoceronte é um animal de origem africana, por isso ele era exótico e desconhecido pelos europeus na época. Mas, durante o transporte a embarcação que levava ele naufragou próximo a Marselha, por isso o rinoceronte foi levado para a ilha.
Em suma, o passeio é lindo demais, independente se você é fã da obra de Dumas ou não. Eu amei a visita pois além de eu amar esta obra de Dumas, sinceramente é um dos melhores livros que já li na minha vida, a paisagem é muito bonita.
Fui na primavera então a ilha estava cheia de flores, o dia estava lindo e, o que falar daquele mar cor verde esmeralda? Simplesmente lindo!!
Como chegar ao Château D’ If
Os barcos da empresa Frioul If Express saem do vieux Port de Marselha. O passeio pode, e deve ser combinado com as ilhas Frioul, uma pequena ilha que fica perto da ilha D’If e que tem uma paisagem natural linda e intocada.
O valor do barco é 16,70 €, no trajeto Vieux Port, If e Frioul. O valor do ingresso para entrar no castelo é de 6 €.

Vieux Port
Ao pegar o ferry no porto de Marselha, você fará o caminho percorrido pelo conde de monte cristo até a prisão. Em 30 minutinhos você chegará ao château!!

Vista do Chatêau do ferrie
Dicas para visitar a ilhas D ‘If e as ilhas Frioul
Os barcos para as ilhas Frioul e If começam a sair de Marselha as 7:70 da manhã, mas atenção pois o castelo só abre as 9:30. Assim, tente visitar o castelo logo no primeiro horário. Na ilha tem um restaurante só, e justamente por ele ser uma estrela solitária os preços dele são um pouco salgados.
Assim, na hora do almoço pegue o próximo ferry e vá até as ilhas Frioul. Nesta ilha tem muito mais opções de restaurante e são bem mais baratos. Depois do almoço passeie pela ilha e aproveite para tomar banho no mar de Marselha que é lindo, apesar de ser um gelo,rs. Além disso, a praia é toda de pedras, por isso se puder leve uma sapatilha especial para andar nas pedras.
E, você caro leitor, é fã da obra de Dumas? Já foi ou tem vontade de visitar o château? Deixe nos comentários.

Confesso que não tive coragem de encarar a água gelada.
Um abraço e bon voyage!!