Tempo de leitura: 4 minutos

Como chegar a Machu Picchu passo a passo

Hoje vim contar pra vocês o passo a passo de como chegar a Machu Picchu. Passo a passo porque parece fácil mas é dificil, rs. Para ser bem sincera com vocês, chegar até Machu Picchu é uma grande “odisséia”. E digo isso sem exageros visto que para conhecer essa maravilha do mundo você precisa pegar avião, táxi, trem, micro ônibus ou fazer uma trilha de 4 dias.

Mas você também pode chegar até lá através de uma hidrelétrica. Quer saber mais, então leia Indo para Machu Picchu de van, pela trilha hidrelétrica

Eu adorei Machu Picchu. A energia dessa cidade é única no mundo além de ser um lugar lindo.Só não penso em voltar logo porque só de lembrar o trabalho que dá já bate aquela preguiça, rs.

Por isso eu resolvi compartilhar com vocês o passo a passo dessa grande aventura. Justamente para que você não se espante, como eu me espantei, e já vá preparado,rs.

1° passo – Pegar o avião até Cuzco

Essa etapa parece simples e obvia não é mesmo? A verdade é que sim, ela é simples mas nem tanto assim já que não existe voo direto para Cuzco. Certamente você fará escala em Bogotá ou Lima. Se você comprar passagens aéreas em promoção ou mais baratas pode se preparar para escalas gigantes de até 12 horas. A minha escala foi em Lima e durou 4 duras e cansativas horas no aeroporto.

Por isso que viajar para o Peru em feriados prolongados de 3 ou 4 dias é uma bela furada. Você perde horas e horas em escalas dentro de aeroportos. O que torna a viagem bem cansativa, apesar do Peru não ser um país distante do Brasil.

Quer saber como evitar mais furadas em Cuzco? Então leia 9 erros para NÃO se cometer em Cuzco

2° passo – Chegando em Cuzco

Agora que você chegou em Cuzco, a cidade base para ir até Machu Pichu, pegue um táxi no aeroporto. Mas atenção pegue táxi oficial do governo,pois a corrida sai bem mais em conta. A corrida do aeroporto de Cuzco até o centro da cidade, dura em torno de 20 minutos e os taxistas oficiais do governo, cobram apenas 15 soles.O que equivale a uns 15 reais mais ou menos. Mas tem também uns peruano que se dizem taxistas mas na verdade, são carros particulares. E eles sempre cobram mais. A corrida com eles custa entre 40 a 50 soles.

Por isso tome bastante cuidado na hora de pegar uma condução.

Sabe quanto eu gastei na minha viagem para o Peru? Não é segredo não, leia aqui.

3° passo –  Indo até Poroy ou Ollantaytambo

Poroy e Ollantaytambo são as cidades de onde partem os trens até águas calientes.  Poroy fica a 30 minutos de Cuzco e Ollanta fica a 01h: 30  minutos. Geralmente, as pessoas vão até Ollantaytambo porque a passagem de trem é mais barata. Na época que eu fui (Setembro/2017) o trecho Cuzco-Poroy estava custando 200 dólares e o trecho Cuzco -Ollantaytambo 150 dólares.

Para chegar até Ollantaytambo ou Poroy por conta própria ou você encarna a Angélica e vai de táxi,  ou vai numa van que sai do centro de Cuzco. Essa última foi nossa opção, pagamos 50 soles por pessoa em uma van que só tinha peruanos e passava por uma estrada cheia de curvas. Foram uma hora e meia de voltas e voltas.

Dica:Mas a melhor maneira de ir para Ollantaytambo não é por conta própria e sim contratando um tour pelo vale sagrado. Pois esse tour sempre termina em Ollantaytambo.Já faça o tour com suas malas e de lá pegue o trem para Águas Calientes. Ou melhor pernoite em Ollantaytambo e aproveite bastante a ruína inca mais incrível do Peru, depois de Machu Picchu.

3°passo – Indo até Águas calientes

Uma vez que você já chegou em Ollanta ou em Poroy é hora de pegar esse trem milionário( porque 150 dólares é dose). Para isso é só ir para a estação de trem. De Ollantaytambo você anda mais ou menos uns 15 minutos do centro dessa cidade até a estação de trem. A viagem de trem dura mais ou menos 1:30 min e a paisagem no caminho é deslumbrante.Eles oferecem bebida e uns tira gostos dentro do trem.

Por isso vai uma dica importante: Prefira fazer essa viagem de trem a tarde, depois do almoço. Pois assim, você poderá aproveitar a linda paisagem do caminho.

Trem da Inca Rail na estação de Ollantaytambo

Paisagem do trem que vai de Ollantaytambo a Águas calientes

4°passo – Chegando em Águas calientes

Ao descer na estação de Águas calientes você já estará no centro da cidade e facilmente vai achar seu hotel. A cidade é bem pequena e os hotéis ficam concentrados no centro. É dessa cidade que sai o micro ônibus que vai até Machu Picchu. Além disso é nessa cidade onde  tem o letreiro que você pode tirar fotos.

Procure seu hotel no aqui.

Letreiro de Machu Pichu em Águas calientes

5°passo – Indo até Machu Picchu

Agora, finalmente chegou a hora de você ir até Machu Picchu. Eu não disse que era uma “odisseia” chegar até lá,rs?

Acorde bem cedo para pegar a fila do ônibus, pois ela é imensa. Você pode comprar a passagem do ônibus na hora mesmo nos guichês que tem por lá.Depois é só aguardar na fila para pegar o micro ônibus que em 40 minutos chega na porta do parque. Na saída o esquema é o mesmo, é só pegar o micro ônibus que em 40 minutos você estará novamente em Águas calientes.

 

Ou seja, pessoal não é tão simples assim de como chegar a Machu Picchu,mas apesar disso vale muito a pena . Confesso que achei bem cansativo, por isso é que acho que uma viagem em feriados prolongados não é a melhor maneira de visitar o Peru.

Desde Julho de 2017 a visita a Machu Picchu tem novas regras. Saiba tudo aqui

Seria muito melhor se houvesse voos direto para Cuzco e um trem que liga-se Cuzco direto a Águas calientes. Pois o que realmente deixa a viagem cansativa é ter que ir até Poroy e principalmente até  Ollantaytambo.

Um abraço pessoal

Mais posts sobre Machu Picchu e Cuzco