Search here...
TOP
Europa

Coronavírus: Cancelar a viagem ou não, Eis a questão

1800x1200 coronavirus 1 900x470 - Coronavírus: Cancelar a viagem ou não, Eis a questão - europa
Tempo de leitura: 3 minutos

O Coronavírus tem desde o início do ano, feito grande parte dos viajantes brasileiros ficar com uma angústia no peito: Cancelo ou não a minha viagem para Europa?

Com viagem marcada, meses e até anos de planejamento muitos estão vendo seus sonhos irem por água abaixo por conta do COVID-19.

Há quem diga que não desmarcar a tão sonhada viagem é um ato de egoísmo, mas na verdade vai bem além disso.

Imagina você ficar durantes meses e até mais economizando cada centavo para pagar a viagem dos sonhos. Você junta aquele dinheirinho com tanto suor, que só a ideia de perder tudo já é traumática.

Afinal, o dólar ta aí chegando aos R$ 5,00 e a situação não está fácil para ninguém. Não é hora para sairmos por aí esbanjando reais e muito menos euros.

Mas, então o que fazer ? Viajar ou não?

Na minha opinião a resposta é: depende

Cancelamento de viagem pelo coronavírus: Como cancelar a minha viagem sem tomar prejuízo

Como dito anteriormente, não é simples desmarcar uma viagem e correr o risco de perder o dinheiro juntado com tanto sacrifício, mas algumas considerações devem ser feitas.

Se você está com viagem marcada para as zonas de risco é bom desmarcar sim. Neste caso você precisa entrar em contato com a companhia aérea ou empresa de turismo e negociar.

Se o governo do país confirmar os casos , você tem todo o direito de requerer o cancelamento da sua viagem ou o adiamento da mesma.

Aquele consumidor com viagem marcada durante período em que houver status de infecção pelo coronavírus nas cidades e países confirmados, pelos órgãos/entidades Oficiais, poderão requerer o cancelamento ou a remarcação da passagem ou pacote turístico, a seu critério, sem ter que arcar com os ônus de eventuais multas previstas no contrato firmado com o fornecedor”, detalha a nota do Procon-PE enviada à reportagem.

Ainda de acordo com Faustino caso haja negativa da empresa, o consumidor pode se dirigir ao Procon, onde uma equipe jurídica estará disponível para dar todo o apoio. “A gente notifica a empresa e tenta fazer um acordo sem penalidades. Leva em média de 30 a 45 dias, porque tem que respeitar o prazo de defesa legal da empresa”, acrescenta Faustino. No entanto, caso a viagem esteja mais próxima, a recomendação é que o consumidor procure o Poder Judiciário para tentar solicitar uma liminar com decisão de um juiz para cumprimento por parte da empresa, que pode sair em torno de dois a três dias.

Viagens a partir de Abril cancelo ou não

Ninguém sabe como a situação vai ficar daqui pra frente e não podemos esquecer que agora é inverno no hemisfério norte. A partir de Abril o clima já vai começar a esquentar e a situação pode melhorar.

E, esta é a opinião do jornalista Ricardo Freire do Viaje na Viagem. Opinião a qual eu concordo e muito.

“Para viagens a partir do meio de abril, pode valer a pena acompanhar a evolução da situação na Europa e decidir mais para a frente. É mais fácil cancelar passagem e hospedagem sem custo quando há medidas restritivas decretadas, o que pode acontecer nas próximas semanas em outros países.”


Já para quem tem viagem para daqui a 30 dias e para países em zona de risco tente cancelar com a companhia aérea, ou no Procon. Em casos extremos você pode tentar o cancelamento pela via judicial.

www tudo sobre viagens como se vestir em roma Easy Resize.com  - Coronavírus: Cancelar a viagem ou não, Eis a questão - europa
A Itália é o país mais afetado pelo Coronavírus no momento.

Conclusão

Por mais difícil que seja adiar uma viagem é sempre bom ser prudente. Pense, a Europa está lá, linda e bela e este vírus vai passar. Deixar para outro momento talvez seja bem melhor. Afinal, o problema não é só você poder pegar esta doença mas vários fatores podem frustrar a sua viagem.

Afinal, vão ter poucas pessoas nas ruas, o clima vai está pesado, atrações turísticas e restaurantes fechados. Que tal esperar esta epidemia passar para você curtir a Europa como ela merece ser curtida?

Se você conseguir adiar esta viagem com a companhia aérea ou agência, você pode aproveitar o dinheiro que você juntou e viajar aqui pelo Brasil, porque não?

O nosso país tem lugares lindos, e talvez seja a hora de descobri-los.

No mais, desejo a todos uma boa viagem e pensamento positivo. Nunca desistam dos seus sonhos!!

Beijos

printfriendly pdf button - Coronavírus: Cancelar a viagem ou não, Eis a questão - europa
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»