Search here...
TOP
Europa França Normandia Rouen

O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D’Arc

www tudo sobre viagens relogio2 roeun france Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Tempo de leitura: 5 minutos

Rouen, a capital da Normandia, fica a 132 km de Paris e com toda a certeza é  uma das cidades mais lindas e cheias de histórias da França. Com sua arquitetura nórdica e uma história bem forte para uma cidade tão pequena, existe sim, muito o que fazer em Rouen.

Por estar pertinho de Paris é uma excelente opção de bate e volta da cidade luz.

Rouen foi fundada pelos vikings, marcada pela morte de Joana D’Arc, invadida pelos nazistas, amada e pintada por Claude Monet e berço do escritor Gustave Flaubert.

Assim, com toda a certeza Rouen é uma cidade muito interessante além de ser belíssima. A ainda preservada arquitetura medieval, dá um encanto todo especial a cidade.

Por isso, se você estiver viajando por Paris ou pela Normandia, não deixe inclui-la na sua viagem.

Veja também: Bate e volta de Paris: As 7 melhores cidades para visitar de trem a partir de Paris

Neste post você vai saber tudo sobre Rouen. Assim, neste post você verá:

  • História de Rouen
  • O que fazer 
  • Roteiro de um dia
  • Quantos dias ficar 
  • Como chegar a Rouen
www tudo sobre viagens casas roeun france Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Casinhas de Rouen

20180522 133619 1 - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa

História de Rouen

Invadida e saqueada pelos vikings, Normandia significa nada mais nada menos que “homens do norte”. Assim  eram conhecidos os vikings naquela época. O primeiro a ocupar estas terras foi o viking Rollo, sim ele mesmo, da série do History Channel! Se você não assistiu a Vikings eu recomendo que assista, a série é incrível e boa parte dela é fiel aos fatos reais. 

Assim, como conta na série, a França vinha sendo invadida pelos Vikings e o Rei Carlos, O simples, percebeu que seria impossível conter os adoradores de Thor pela força. Assim, ele cedeu a Rollo à Normandia em troca do fim dos ataques.

Mas, o fato histórico mais importante ocorrido na cidade foi a prisão, julgamento e morte da heroína francesa Joana D’Arc. A maioria dos monumentos e das atrações da cidade estão relacionadas a essa personagem emblemática da história mundial.

Na era moderna a cidade começou a ficar famosa pela vida cultural ativa já que Monet,começara a frequentar a cidade. Monet, começou a retratar Rouen em suas pinturas e a catedral de Rouen foi várias vezes retratada em suas pinturas.

Durante a segunda guerra mundial Rouen foi invadida pelos nazistas e bombardeada. Ainda hoje podemos ver as marcas de bala na parede de alguma casas.

Apesar de sua história triste e sofrida, a cidade é um charme só e uma excelente opção de bate e volta a partir de Paris.

Tendo você ou não interesse em história, Rouen já vale a visita só pela cidade em si. Suas casinhas no estilo alemão junto com a parte mais moderna fazem de Rouen uma cidade obrigatória e inesquecível para quem visita a Normandia.

1) O que fazer em Rouen: Torre Jeanne D’arc

Este foi o local onde Joana D’arc ficou presa e onde foi torturada antes de sua morte na fogueira. Essa torre foi a única que restou da masmorra onde Joana foi mantida presa.

Apesar de não ser exatamente esta a torre em que esteve Joana D’Arc, ela recebeu o seu nome em homenagem a santa guerreira.

A entrada na torre é gratuita.

20180522 153803 - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Torre Jeanne D’Arc

2) O que fazer em Rouen: Praça Viex Marché

Foi nesta praça que em 31 de Maio de 1431 uma multidão atônita assistia a execução de uma jovem donzela, acusada de bruxaria, pois ouvia vozes. Nesta praça foi onde Joana D’Arc foi queimada viva!!

Apesar deste passado triste e dramático, hoje em dia a praça vieux marché é a principal praça da cidade. Nela foi você pode visitar a igreja Jeanne D’Arc, comer em um de seus restaurantes e fazer compras.

www tudo sobre viagens vieux marche rouen Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa

3)O que fazer em Rouen: Igreja Jeanne D’Arc   

Essa igreja foi construída em homenagem a Joana, após a sua canonização. E ela não foi construída de forma aleatória pois ela está, justamente no lugar onde a donzela foi queimada viva.

A entrada na igreja é gratuita e vale muito a pena a visita, apesar da aparência dela por fora não ser muito bonita, rs.

www tudo sobre viagens igreja joana darc roeun france Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Exterior da igreja de Joana D’Arc
www tudo sobre viagens igreja joana darc rouen france Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Lindos vitrais da igreja de Joana D’Arc

4)Catedral de Rouen

Uma das poucas atrações de Rouen que não tem ligação direta com a história de Joana D’arc,essa catedral é uma das catedrais mais bonitas da França. Diversamente retratada nas pinturas de Monet,  ela era muito querida e apreciada pelo pintor. Por isso que ela a retratou em pinturas 28 vezes num período de 2 anos.

Outro ponto que chama a atenção é a fachada da catedral. Mas, essa linda fachada que nós vemos hoje, na verdade é uma reconstrução da original. A original foi destruída pelos vikings, durante a invasão destes a cidade.

Uma curiosidade é que o coração do famoso rei inglês, Ricardo o coração de leão está enterrado na igreja. Isto acontece porque apesar de ser inglês, Ricardo amava a região da Normandia como se está fosse a Inglaterra. Por isso, seu coração foi enterrado aí.

Se você assistiu a série do History, Vikings, você vai gostar de saber que nesta catedral é que está enterrado o Rollo, irmão do Ragnar, e fundador da Normandia.

www tudo sobre viagens catedral de rouen roeun france Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
Fachada da catedral de Rouen

5-Historial Joana Darc

Uma das poucas atrações pagas em Rouen, esse museu é muito interessante e moderno. Ele fica localizado no prédio em que ocorreu o processo de Joana D’Arc, 26 anos após a sua morte.

O museu recria todo o  processo através de tecnologia computadorizada 3D. A apresentação acontece através de retro- projetores. Nesses retro-projetores passa um “filme” interativo que reproduz todo o processo de Joana D’Arc. Recria suas testemunhas, provas e etc.

De fato, você se sente como se estivesse ali, presenciando em tempo real esse momento da história. Um museu muito interessante e bem modernizado. Eu gostei muito e achei que foram 14 euros muito bem pagos.

6-Gros Horloge

O cartão postal da cidade fica localizado na sua praça principal. O relógio foi construído em 1389 e é um dos relógios mais antigos da França. O relógio funcionou por muitos séculos, mas hoje, ele é apenas uma atração turística linda de se ver.

Você pode subir  até a torre do relógio e ter uma visão incrível da cidade. Além disso, a visita possui audioguias que contam toda a história do relógio.  A visita custa 7 euros.

www tudo sobre viagens relogio roeun france Easy Resize.com 1 - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa

7-Musée des Beaux Arts (Museu de Belas artes)

O museu de belas artes é um dos museus mais bonitos e famosos de Rouen. Localizado no coração da cidade ele foi construído entre 1877 e 1880 e tem uma coleção de desenhos, esculturas e objetos que vão desde o século XV até os dias atuais.

No museu tem obras de artistas como com obras de CaravaggioRenoir e Monet (como o quadro que ele pintou da catedral de Rouen).

8- Casa de Gustave Flaubert

Em Rouen, é onde fica a casa onde nasceu o escritor francês Gustave Flaubert, autor do famoso livro Madame Bovary.

Hoje em dia a casa também é um museu pois expõe objetos que pertencia a Flaubert e a seu pai que era médico cirurgião. Além disso, no museu também ficam expostos vários objetos médicos que eram usados na época do escritor.

www tudo sobre viagens casa gustave flaubert rouen Easy Resize.com  - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
foto: Blog Isa Maiolino

Quantos dias ficar em Rouen

Você até pode pernoitar na cidade mas, um dia só é mais que suficiente para conhecer Rouen. Ou seja, uma excelente opção de bate e volta a partir de Paris.  Assim, para passear pela cidade e, ainda conhecer os principais pontos turísticos, o ideal é que você compre a passagem de manhã cedo. Compre a passagem lá para umas 7 ou 8 horas da manhã, que você chegará ainda cedo na cidade.

O ideal é que você compre, pelo menos a passagem de ida com antecedência pela internet. Pois comprando com antecedência a passagem costuma ser mais barata que comprada na hora. Eu costumo comprar as passagens pelo site Rome2Rio.

Compre a passagem de volta lá para umas 19:00 horas , ou , até mesmo, lá para umas 20:00 horas. Assim, como toda a certeza você conseguirá aproveitar esse bate e volta com muita calma.

Como chegar a Rouen

Partindo de Paris você pode pegar um trem, que geralmente parte da estação Lazare, ou um ônibus.

O ônibus é mais barato porém demora um pouco mais para chegar. A estação de ônibus fica dentro da própria estação de trem. A viagem dura cerca de 1:30 minutos.

O trem chega dentro de 1:h 10 minutos na cidade e para na estação de Rouen. Os preços da passagem custam em média  entre R$95,00 e R$ 140,00.

E aí pessoal já foram a Rouen? Gostaram da cidade ? Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente.

printfriendly pdf button - O que fazer em Rouen:Conheça a cidade fundada por Rollo(série Vikings),aclamada por Monet e onde morreu Joana D'Arc - rouen, normandia, franca, europa
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»