Tempo de leitura: 6 minutos

Cancún ou Playa del Carmen? Onde é melhor se hospedar?

A região do caribe mexicano, ou Riviera Maia é um dos destinos preferidos dos brasileiros.Afinal, o México é um país bem semelhante ao Brasil em muitos aspectos. Muito sol, praia, e mar, além de uma comida picante e a familiaridade com a língua fazem do destino Mexicano um lugar amado pelos brasileiros. Cancún então costuma ser a cidade do México mais visitada por nós brasileiros. Mas de um tempo para cá, outra cidade na região vem despertando o interesse e ganhando os corações dos Brasileiros. A cidade de Playa del Carmen, que fica a mais ou menos uma hora de Cancún, tem divido com esta a atenção e a preferência dos brasileiros. Assim é comum surgir a dúvida: Onde se hospedar ? Cancún ou Playa del Carmen?

Essa é, com toda a certeza, uma das maiores e mais frequentes dúvidas que vem assolando algumas pessoas na hora de viajar para o Caribe Mexicano. A verdade é que essas duas cidades são bem diferentes e podem ter proporcionar experiências diferentes.

O que as duas tem em comum é que são charmosas e lindas, então qualquer uma que você escolha para se hospedar valerá a pena, sem dúvida nenhuma disso.

Decidi escrever esse post para  acabar de vez com essa dúvida e te ajudar na sua escolha.

Também tire suas dúvidas lendo Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora

Cancún ou Playa del Carmen

Tranquilidade x Agitação

Este é um item que diferencia, e muito, as duas cidades.Cancún é a cidade mais visitada de toda a Riviera Maia e de todo o México.  Por isso, em praticamente todas as épocas do ano ela está bem mais lotada que Playa. Principalmente, quando acontece a famosa festa na região  o Spring Break.  Em Cancún tem muitas baladas boas espalhadas pela cidade. Entre elas está a famosa Coco Bongo, uma das boates mais famosas do mundo. Nesta boate  foi gravado o filme O máscara com Jim Carrey e Cameron Diaz.

Em Playa del Carmen também tem várias boates boas e legais, mas as boates de Cancún são melhores e mais famosas que as de Playa.  Justamente por esse motivo é que as boates de Cancún são bem mais cheias. Prepare-se para enfrentar muitas filas, principalmente se você for em alta temporada.

Por isso se você está procurando muita festa, badalação e agito, entre Cancún ou Playa del Carmen, com toda a certeza hospedar-se em Cancún será melhor para você. Mas se, ao contrário disso você está procurando ficar num lugar mais tranquilo, sem muito agito, muvuca, filas e engarrafamento, Playa del carmem é sua opção.

Cancún ou Playa del Carmen

Fachada da famosa boate Coco Bongo em Cancún

Mar azul turquesa e agitado x Mar tranquilo e verde 

Se o seu objetivo nessa viagem é ver aquele mar azul turquesa de tirar o fôlego e acordar todos os dias com uma vista maravilhosa, então vá para Cancún. A cor do mar de Cancún é infinitamente mais bonita e azul do que a cor do mar de Playa. É algo inacreditável!!  Não que o mar de Playa não seja bonito, mas não é aquele mar que a gente sonha quando pensa no Caribe. Cancún personifica tudo que a gente imagina e espera do Caribe. Areia branca, mar azul turquesa, hotéis all inclusive e muita gente bonita.

Mas apesar do mar de Playa não ser tão azul assim, em compensação ele é bem mais calmo do que o de Cancún, que costuma ser bem agitado. É bem comum você ver inúmeras bandeiras vermelhas nas praias de Cancún, indicando que aquela área não está apropriada para banho. Mas não se preocupe, existem áreas em Cancún que o mar é bem mais calmo. Basta você procurar um hotel que a praia dele esteja na região onde o mar é mais tranquilo. Assim você terá tranquilamente acesso a essas praias mais tranquilas.

Céu e mar azul em Cancún

Praia particular x Praia pública

Sim você leu isso mesmo.Parece estranho mais é isso que acontece em Cancún. Lá as praias praticamente pertencem aos hotéis. E o que isso significa? Significa que para você ter acesso a maioria das praias você precisa estar hospedado em um dos hotéis que ficam na orla de Cancún. Essa área é conhecida como zona hoteleira. Em Cancún existem algumas praias públicas como a Playa Delfines e a Chac Mool. São praias muito bonitas mas fora da alta temporada dificilmente você encontra barracas para alugar nelas, ou pessoas vendendo comida.

Já em Playa del Carmen isso não acontece, pois mesmo você não se hospedando a beira mar você tem acesso mais fácil e livre as praias. Se hospedando no centro da cidade você pode ir tranquilamente a pé para as praias, pois estas ficam bem próximas do centro e não pertencem aos hotéis.

Cancún ou Playa del Carmen

A linda praia de Chac Mool

 

Andar a pé x Alugar carro

Sim caros viajantes, esse item faz muita diferença na hora de decidir se hospedar em Cancún ou Playa del Carmem. O motivo é simples. Como dito anteriormente, os  principais hotéis em Cancún ficam na orla da cidade, lugar que os mexicanos chamam de zona hoteleira. Esta zona fica afastada do centro da cidade, que é onde tem lojas, supermercados, shoppings, restaurantes e etc. Você até poderia usar o transporte público local mas já adianto que o transporte é bem precário. Os ônibus não passam com tanta frequência assim. Você pode acabar passando muito tempo em pé no ponto de ônibus esperando a condução.

Por isso, a melhor maneira de se locomover em  Cancún é alugando carro. Acaba sendo, além de mais confortável bem mais prático. Por isso se você for alugar carro, Cancún é uma excelente pedida.

Já hospedar-se em Playa del Carmem compensa muito mais para quem está a pé. Pois ao contrário de Cancún, Playa del Carmen é bem menor e o principal centro da cidade, que é a quinta avenida está próxima aos hotéis e as praias. Para você ter acesso aos restaurantes, lojas e etc basta você sair do hotel que poderá percorrer tudo a pé. Por isso se você estiver a pé, entre Cancún ou Playa del Carmen, eu escolheria Playa  del Carmem.

 

Explorar a região x Ficar em Resorts all inclusive

Se o seu objetivo nessa viagem é ficar o dia inteiro naqueles resort maravilhosos, só curtindo uma praia,  aproveitando a piscina e tudo de bom que esses resort tem para oferecer, então Cancún é o melhor lugar. Playa del Carmem tem bons resort all inclusive também, mas os de Cancún ganham não só na estrutura como no serviço prestado. E além disso, como dito anteriormente, as praias de Cancún são bem mais bonitas.

Mas se seu objetivo for explorar a região, ir a cenotes, ruínas, parques e ilhas, então entre Cancún ou  Playa del Carmen, a última é uma  uma opção melhor. Pois playa está bem mais próxima das principais ruínas, dos parques e dos cenotes do que Cancún. A maioria das agências de turismo que fazem esses passeios saem de Playa. O que facilita muito a sua viagem até mesmo se você estiver de carro, mas principalmente se você estiver a pé.

 

Cancún ou Playa del Carmen

As ruínas de Tulum são uma das principais atrações da região

Viagem econômica x Viagem mais confortável

Outro item que fará muita diferença na hora de você escolher entre Cancún ou Playa del Carmen. Se você é mochileiro ou simplesmente está querendo fazer uma viagem mais econômica prefira Playa del Carmen. Pois as diárias dos hotéis em Playa são bem mais baratas que as diárias dos hotéis em Cancún. Além disso, a alimentação em Playa também é mais barata. Além dos pratos nos  restaurantes, em regra serem mais baratos, é muito mais fácil você encontrar comida de rua em Playa do que em Cancún.

Fora que em Cancún, mesmo que você não alugue carro você provavelmente gastará mais com locomoção. Porque como dito anteriormente, o centro da cidade é mais afastado da zona hoteleira, assim você terá que usar mais táxis, ou o transporte público mesmo. Principalmente se você for fazer os passeios por conta própria. Por Cancún ser mais afastado de tudo você terá que pagar mais, seja pelo táxi ,ônibus, van e até mesmo carro. Já que gastará mais combustível.

Já em Playa, como você pode fazer quase tudo a pé, gastará bem menos com transporte seja qual for ele. As corridas de táxi ou van serão mais baratas e você vai gastar bem menos combustível caso decida alugar carro.

Quer saber quanto eu gastei na minha viagem a Cancún? Então leia Quanto custa viajar para Cancún?? Veja quanto eu gastei nessa viagem

Cancún ou Playa del Carmen

Vista do quarto de hotel de um resort em Cancún

Cultura americana x Cultura Mexicana

Cancún é uma cidade basicamente feita para ser playground de americano. Você encontra muito mais americano na cidade do que mexicano. Cancún parece mais a Miami do México, do que uma cidade mexicana mesmo. Até mesmo na comida você percebe isso. Em Cancún você encontra com mais facilidade comidas de outros países.  Comida australiana, italiana japonesa e até Brasileira você vai encontrar aos montes. É claro que você encontra comida mexicana também mas um pouco mais americanizada.

Se quiser comer da verdadeira comida mexicana, ver mexicanos e se sentir no México, então fique em Playa del carmem. A cidade tem muito mais cara de México do que Cancún, com certeza. Por isso, se você é o tipo de turista que preza por conhecer a cultura local, Playa é que vai te proporcionar esta experiência.

Cancún ou Playa del Carmen

Prato tipico da culinária mexicana

Leia também 5 motivos para você conhecer o México

Conclusão

Caro leitor, se você chegou até o final desse post e ainda não decidiu se vai ficar em Cancún ou Playa del Carmem, então tenho uma sugestão pra você. Uma boa maneira de resolver esse dilema é se hospedando nas duas cidades. Sim, isso é algo bem viável e feito por muitas pessoas.

Neste caso distribua a sua estadia da seguinte forma. Comece por Playa del Carmem. Fique uns 5 ou 6 dias por lá e faça todos os principais passeios da região. Prefira um hotel no centro da cidade e não a beira mar, pois esses são sempre mais caros. Assim você economiza muito em Playa e deixa pra gastar mais em Cancún.

Ai sim, termine a sua viagem em Cancún em um desses resort a beira mar. Assim você aproveita pra passear no inicio da viagem e descansa no final. Nesses dias em Cancún apenas relaxe na praia e na piscina, e aproveite bastante o hotel.

E aí pessoal conseguiram se decidir? Qual cidade combina mais com você? Deixe nos comentários.