Search here...
TOP
Dicas França

Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz

FB IMG 1470620931410 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens
Tempo de leitura: 9 minutos

 

Paris é uma das cidades mais lindas e apaixonantes do mundo. Sempre foi meu sonho desde  pequena conhecer, vivia sonhando com a torre Eiffel, com o Palácio de Versalhes, o museu do Louvre e com a Catedral de Notre Dame,sonho este que se realizou em maio de 2016 .

Assim como eu muitas pessoas sonham em um dia conhecer a cidade luz e se não sonham com isso tem pelo menos uma curiosidade de conferir se essa cidade é tudo isso mesmo que dizem.  Eu posso afirmar que não tive nenhuma decepção e que pelo contrário só tive é boas surpresas.

Nesse post eu vou contar pra você tudo que é fundamental para saber sobre a sua viagem a Paris e se assim como eu conhecer Paris sempre foi o seu sonho talvez já esteja na hora de tirar esse sonho do papel e por em prática .

Quanto tempo ficar

Eis ai o grande dilema.

Para você conhecer o principal e indispensável uns 5 dias são suficientes. Mas se o seu sonho for conhecer essa linda cidade e aproveitar ela de forma calma e sem correria acredito que de uns 7 a 10 dias seja o suficiente.

Quanto levar por dia

Primeiramente eu tenho que dizer que o custo total da viagem acaba sendo algo muito pessoal pois você pode gostar de muito conforto e assim querer ficar em hotéis mais caros e almoçar em bons restaurantes ou você pode ser aquele tipo de pessoas que dorme em qualquer lugar e come qualquer coisa sem muito problema. Mas acredito que uma boa média seria você levar de  uns 50 a 60 euros por dia, com esse valor dá pra você comer em restaurantes médios, se locomover e comprar lembrancinhas simples.

Quando ir

Na verdade não existe uma época ideal para ir para Paris, qualquer época é boa porém algumas variáveis podem fazer a diferença na hora da sua escolha .

De Março a Junho é a primavera ,ou seja, a cidade não fica muito fria mas também não é quente. Os dias duram mais ,só escurece lá para umas dez horas da noite. Porém a procura por passagens e hotéis é maior o que faz os preços aumentarem.

Do final de Junho a Setembro começa o Verão e trazendo com ele o calor o que pode ser desconfortável para dormir a noite, já que os ar condicionados  não funcionam muito bem e é uma época de férias na Europa ,assim você  pode encontrar a cidade lotada de turistas  e os parisienses mesmo provavelmente estarão fora da cidade curtindo o verão na Riviera Francesa.

De Setembro a Dezembro chega o Outono que é na minha opinião depois da primavera uma das épocas mais bonitas. Faz mais frio que a primavera e é uma época que os preços das passagens e hotéis também podem subir, justamente pela procura.

Do final de Dezembro a Março é o inverno. Claro que é a época mais fria ,recentemente até nevou em Paris. Os dias duram menos mas em compensação o frio espanta os turistas fazendo com que a cidade fique mais vazia e consequentemente os preços de hospedagem e da passagem caiam. Eu particularmente não recomendaria uma viagem nessa época para quem está visitando Paris pela primeira vez ,pois caso neve (apesar de Paris ser linda até debaixo de neve) você não verá a cidade na sua plenitude e nos seus detalhes, que são o que justamente fazem de Paris ser o que ela é.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

 

Torre Eiffel

Eu já começo logo com a dama de ferro pois sem duvida é a principal atração da cidade luz. E a informação mais importante que eu tenho para dar é : compre o bilhete de acesso antes pelo site www.toureiffel.paris/fr, que é o site oficial. Comprando com antecedência você  evita filas quilométricas e consequentemente evita aborrecimentos e principalmente perder tempo, afinal cada minuto em Paris é precioso . A torre fica aberta de 9:30 da manhã as 23:45. ATENÇÃO o Paris Pass e o Museum Pass NÃO dão direito a subida a torre.

O melhor local para você visualizar essa maravilha e tirar fotos lindas é da Praça do Trocadero. Se você vem do Louvre deverá pegar a linha 9 do metro e descer na estação Trocadero. Se estiver na Île de France onde fica a pont des arts e a catedral de notre dame pegue a linha 9 também.

FB IMG 1521076873242 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

A dama de ferro vista do Sena

Museu do Louvre

O museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo além de ser um monumento histórico da cidade pois lá já foi moradia da monarquia francesa .É lá onde se encontra o quadro mais famoso do mundo, A Monalisa com seu sorriso misterioso, a Vênus de milos de Michelangelo ,O código de Hamurabi ,a estatua de Ramsés e dentre outras peças de arte e relíquias históricas.

Você tem acesso ao museu através da entrada do metro ou da pirâmide de vidro. A entrada no louvre esta incluída no Paris Pass e no Museu Pass e a entrada avulsa custa 15 euros sendo que a entrada é gratuita no primeiro domingo nos meses de outubro a março e no dia 14 de julho.O museu está aberto as segundas, quintas, sábados e domingos de 9 as 17:45 e as quartas e sextas das 9 as 21:45. Para chegar lá você deve pegar o metro da linha 1 e descer na estação Palais Royal ou a linha 7 e descer na estação Musee du louvre.

FB IMG 1521076754138 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

Museu do Louvre em um dia chuvoso

Arco do triunfo

É no alto das Champs Elysées, na praça Charles de Gaulle, que você pode admirar o arco do triunfo um dos mais imponentes monumentos de Paris. O arco do triunfo foi construído a partir de 1806 a mando do imperador Napoleão para celebrar sua vitória na batalha de Austerlitz.

Hoje esse monumento abriga um museu que retrata as diferentes etapas de sua construção e lá também você encontra a tumba do soldado desconhecido.O arco do triunfo esta localizado no 8 arrondissement de Paris e o acesso pode ser feito de metro linhas 1,2 e 6 na estação Charles de Gaule Etoile .Está aberto de 1 de abril a 30 de setembro de 10h as 23h e de 1 de Outubro a 31 de Março das 10h as 22h30.

A entrada esta incluída no  Paris Pass e o bilhete avulso custa 9,50 euros.

FB IMG 1521076827786 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

Arco do Triunfo

Catedral de Notre Dame

Famosa não apenas por sua arquitetura gótica mas também devido a um famoso corcunda que se esconde nos sinos da catedral, a Notre dame de paris é parada obrigatória na sua viagem.

A entrada no interior da catedral é gratuita mas a grande cereja do bolo da visita é você subir até a torre onde está o sino. A subida custa 8,50 euros e são mais de 400 degraus mas vale a pena o esforço porque do alto da catedral se tem a vista mais bonita da cidade. Além de você conhecer o sino da catedral e poder admirar as famosas gárgulas.

A catedral está aberta das segundas as sextas das 8h ás 18:45 e aos sábados e domingos das 8h as 19:45 na rua 6 paris Notre Dame PI Jean Paul II 75004 Paris Ile de France.Para chegar lá de metro através da linha 1 desça na estação Hôtel de Ville ou Châtelet , na linha 2 voce deverá descer na estação Cité ou Saint Michel e nas linhas 7 , 11 e 14 na estação châtelet .

FB IMG 1521076727987 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

Catedral de Notre Dame

FB IMG 1521076794619 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

As famosas gárgulas

Palácio de Versalhes

Residência oficial dos reis de França até a época da revolução o palácio de Versalhes é a personificação de todo o luxo das monarquias absolutistas.Com suas paredes decoradas em ouro o castelo é um dos mais luxuosos da Europa.

Hoje além de ser um monumento histórico dos mais importantes do mundo o palácio abriga 18.000 obras que ilustram mais de cinco séculos da história da França. Além do interior do palácio vale muito a pena a visita aos jardins e a casa de Maria Antonieta.

O palácio fica aberto das 9h as 17:30 durante todos os dias da semana menos na segunda feira. Já o Trianon que é a casa da Maria Antonieta funciona todos os dias com exceção das segundas, de 12 as 18 horas.

A entrada para o castelo SOMENTE custa 15 euros mas se você usar o PASSAPORT VERSAILLES você paga 20 euros e tem acesso ao castelo e a casa de Maria Antonieta sendo o acesso ao jardim gratuito.

A estação Versailles Château –Rive Gauche é a mais próxima do palácio(10 minutos a pé quando você  desce a estação) e é acessível do centro de Paris das estações de Notre Dame ,Museu D’Orsay , Invalides e etc  e faz parte da linha C do RER e o trajeto dura de 20 a 30 minutos.

Para evitar filas é aconselhável que você compre o bilhete de ida e de volta de uma vez, o preço sai em 8,20 euros a ida e a volta.

FB IMG 1521341480502 - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens

Portões do palácio de Versalhes. Tudo coberto a ouro.

Montmartre, Sacre Coeur e Moulin Rouge .

Montmartre é um dos bairros mais antigos de Paris e com certeza o mais boêmio de todos. Foi frequentado por artistas como Pablo Picasso e Van Goth. É neste bairro que encontramos a basílica Sacre Coeur estando localizada no topo do monte Martre no ponto mais alto da cidade. O acesso a basílica é gratuito e esta funciona das 6h ás 22:30 .

Na sua visita a esse bairro incrível não deixe de ir a PLACE DE TARTRE é nessa praça que os grandes artistas se encontravam no século XX e hoje muitos pintores de rua ainda se estabelecem nessa praça onde vendem quadros de Paris e até podem pintar um retrato seu.

E por ultimo também é nesse bairro que encontramos o cabaré mais antigo e famoso de Paris , o MOULIN ROUGE, a casa de espetáculo ainda funciona porém o preço da entrada é bem salgado custando 150 euros. Eu não entrei por isso não posso dizer se esse preço vale ou não vale a pena mas acredito que só de olhar do lado de fora e de tirar umas boas fotos já vale a pena.

 

Hospedagem

Outro ponto fundamental para a sua viagem é onde você vai se hospedar. Muitos pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher, dentre eles a qualidade do hotel, a localização se tem ou não café da manha e o mais importante: preço.

Os hotéis de Paris custam em média entre R$ 400 a R$ 500 reais a diária,  um quarto num hotel de 2 ou 3 estrelas e bem localizado, muitas vezes sem o café da manhã incluído. Mas vale muito apena ir atrás de promoções na internet,de oferta do dia onde você pode encontrar um bom hotel por um preço bem mais em conta.

Em relação a hostels e albergues o preço do quarto individual com banheiro privado o custo médio é o mesmo de um quarto de hotel ,sendo quarto individual com banheiro compartilhado mais barato e o mais barato ainda é o quarto compartilhado com banheiro compartilhado  neste caso as diárias variam entre R$ 150 reais á R$ 250 reais mas você pode encontrar até mais baratos.

Uma ótima dica de hospedagem pra quem quer economizar é alugar um apartamento pelo AIRBNB. O site te dá muita opção de diversos tipos de apartamento a preços bem acessíveis. Eu particularmente adoro essa opção porque você paga um preço de hostel e tem um apartamento inteiro a sua disposição. A média de apartamentos fica entre R$250 reais a R$ 350 reais  a diária.

Passagens

Em relação a passagem ,que fatalmente é o item mais caro, eu recomendo buscar promoções de passagem ou passagens bem baratas até porque o valor cheio de uma passagem para Paris está em torno de uns 5.000 reais ida  e volta mas você encontra promoções cujo o custo da passagem pode chegar até a 2.500 reais ida e volta e em muitos sites você ainda tem a opção de parcelar em até 10x sem juros. Eu uso o aplicativo MELHORES DESTINOS, eles enviam todas as promoções que as companhias aéreas fazem, seja pra Europa como para outros lugares.

Transportes

Transfer aeroporto – cidade

O primeiro transporte que você deve ter em mente e provavelmente o mais caro é o transfer do aeroporto até o hotel. Segue abaixo quais os meios de tranfer mais utilizados

Metro : Trem RER

Este sem dúvida é o melhor quando o assunto é economia. No aeroporto Charles de Gaulle tem vários terminais  que fazem ligação direta com todas as principais estações de Paris a um custo de 10,30 euros por pessoa. Assim quando você chegar ao aeroporto basta saber onde fica localizado seu hotel e que estação de trem você  deverá descer, esse trem para nas estações Gare du Nord (tempo de uns 25 minutos), Châtelet (28 minutos), ,Les Halles , Saint Michel, Notre Dame ,Port Royal,Denfert Rochereau e Cité Universitaire.  Mas ATENÇÃO o metro de Paris só funciona das 7:30 até a 00:00  então é muito importante que você se atente ao horário que você estará chegando a cidade luz.

Taxi

O preço do táxi é fixo e diferente do que acontece aqui no Brasil e em vários países da America Latina o taxista Francês é honesto e não irá te enrolar.O preço da tarifa varia entre 50 e 55 euros dependendo do bairro que você vai ficar.

Uber

O preço do Uber também depende muito da localização do bairro que será seu destino mas a média é mais ou menos o preço de táxi podendo até ultrapassar um pouco esse valor . Para as Champs Elyseés ,por exemplo, o trajeto sai a 57 euros .

Documentos necessários

Para você ir a passeio não há necessidade de visto apenas de passaporte com uma validade minima de 6 meses. Seguro viagem também é um item muito importante e fundamental.

Na ponta do lápis

Essa informação talvez seja uma das mais importantes  porque assim como eu se você é uma pessoa que trabalha e estuda para ter as coisas na vida, uma viagem a Paris pode não ser algo tão simples assim de fazer e com a crise a primeira coisa que a gente pensa quando queremos fazer uma viagem é o custo dela.

Abaixo eu criei uma planilha com gastos médios para uma estadia de 5 dias ,que é o tempo mínimo ideal, e levando em consideração passagens aéreas baratas, visita as principais atrações e uma hospedagem num valor médio de 500 reais a diária .

#Calculo realizado com cotação de euro em 4,20

GASTOSPreço em realPreço em euro
Passagem AereaR$ 3.500,00596 euros
HospedagemR$ 2.500,00596 euros
Euro por diaR$ 1.050,00250 euros
Torre EiffelR$ 105,0025 euros
LouvreR$ 63,0015 euros
Arco do triunfoR$ 39,909,50 euros
Torres de Notre dameR$ 35,708,50 euros
VersalhesR$ 63,0015 euros
Passeio de barco no SenaR$ 63,0015 euros
TOTAL:R$7.419,60

Então pessoal essas são as principais dicas para você realizar a sua viagem dos sonhos sem muita dificuldade e sem gastar muito.

Gostou das dicas ? Então não deixe de dar uma olhada nesse roteiro Paris : Roteiro para 7 dias

Um grande abraço

 

 

printfriendly pdf button - Paris : o que você precisa saber para viajar para a cidade luz - franca, dicas-de-viagens
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»