Search here...
TOP
Paris

Pont Neuf em Paris: O fim dos cavaleiros templários e o início de uma maldição real

flickr - Pont Neuf em Paris: O fim dos cavaleiros templários e o início de uma maldição real - paris
Tempo de leitura: 3 minutos

A pont Neuf é uma das pontes mais charmosas e românticas de Paris e apesar do seu nome,que em português significa ponte nova,essa é a ponte mais antiga da cidade. Além de ser a ponte mais antiga da cidade também é a mais comprida medindo 232 metros.

Ela foi construída entre 1597 e 1607, sendo a primeira ponte a cruzar os dois lados do Sena.

Mas, com toda certeza o que você não imagina é que no lugar, onde hoje está a ponte existe um memorial que faz referência a um dos eventos mais importantes da história da França: O fim dos famosos cavaleiros da ordem do templo ou cavaleiros templários.

 

Pont Neuf Paris 2008 wikimedia - Pont Neuf em Paris: O fim dos cavaleiros templários e o início de uma maldição real - paris

Pont Neuf imagem:Wikimedia

Uma breve histórias dos templários na França

Quando os templários chegaram a Paris em 1140, não tinham ideia que o fim da ordem estava próximo. Afinal, eles eram os cavaleiros de cristo, ricos defensores dos cristãos na terra santa e cuja coragem e fé faziam fama por aí.

Mas, apesar disso o rei da França, Felipe IV, o belo resolveu perseguir os pobre coitados dos templários. Afinal, enquanto os templários adquiriam cada dia mais e mais fortuna o tesouro do rei francês esvaziava na mesma proporção. Desesperado e ambicioso, o rei francês decidiu encher os cofres públicos da maneira mais perversa: Matando e prendendo os templários para confiscar seus bens e tomar seus tesouros.

Para isso o rei da França contou com a ajuda do então papa Clemente V e com seu com chanceler Guilherme de Nogaret,que dirigiu todo o processo e tomou as medidas que levaram a execução do grão mestre dos templários, Jacques de Molay.

Os templários foram acusados de heresia, sodomia, bruxaria e diziam que  seus rituais de iniciação da ordem eram satânicos, incluindo a prática de pisar e cuspir na cruz. Todas essas práticas foram negadas pelos templários.

A ordem do Templo existiu por dois séculos (1118 a 1312) e foi fundada em 1096 durante a primeira cruzada a Jerusalém.

Jacques de Molay, o último grão mestre dos templários foi torturado não só com o objetivo de faze-lo confessar os crimes dos quais a ordem era acusada mas também de revelar o paradeiro dos tesouros que pertenciam a ordem. Porém o grão mestre nunca revelou nada,tornando ele um exemplo de fidelidade a ordem e fazendo com que todo o mistério envolvendo seus tesouros se tornassem lendas.

DICA: Assistam a serie do History Channel, Knighfall. Esta série conta a história dos cavaleiros templários e mistura ficção com história. Tem na Netflix”

A execução do mestre do templo e a maldição real

Queimado no dia 18 de Março de 1314 no lugar onde hoje é a praça Vert Galant, últimas palavras ficaram  de De Molay ficaram conhecidas como a maldição dos templários. Molay teria dito.

 ” Vocês estão assistindo a morte de inocentes

Vergonha sobre todos vocês! Deus há de vos julgar!

Papa Clemente, Cavaleiro Guilherme de Nogaret e Rei Felipe!

Antes de um ano intimo-lhes a comparecer perante o tribunal de deus para ali receberdes vosso justo castigo.

Malditos, malditos até a 13° geração”

E pelo o que a história nos mostrou a maldição do mestre do templo pegou. Em menos de um ano o papa, De Nogaret e o rei Felipe morreram.

Além disso, os reis de França se tornarão realmente malditos até a 13° geração. Desde a morte de Felipe IV a França foi caindo em colapso, com reis incompetentes, reis que morreram cedo e  sem herdeiro. Isto tudo acabou dando inicio a guerra dos cem anos, onde a família real francesa perdeu a coroa para Inglaterra.

Sinistro não??

blog - Pont Neuf em Paris: O fim dos cavaleiros templários e o início de uma maldição real - paris

Pont Neuf  e o memorial a Jacques de Molay

Pouquíssimas pessoas sabem sobre isso mas na pont neuf  existe um memorial a Jacques de Molay, pois foi na praça Vert Galant, onde Jacques de Molay foi queimado, a beira do rio Sena, em 18 de Março de 1314.

A primeira vez que eu fui a Paris eu não tinha ideia sobre esta história e nem sobre a existência desta placa. Na segunda vez que eu fui eu lembro que eu sai a procura deste memorial, e confesso que foi difícil de acha-lo porque ele não está tão as vistas assim. Ele fica na praça vert galant, na parte superior da  pont neuf, por isso muita gente passa por essa placa e acaba que nem vê.

 

 

France A walk Demolay 017 foto phoenixmasonry - Pont Neuf em Paris: O fim dos cavaleiros templários e o início de uma maldição real - paris

No memorial diz:

“Neste lugar, Jacques de Molay

último grão mestre da ordem do templo

Foi queimado no dia 18 de Março de 1314″

 

Então, pessoal espero que tenham curtido esse artigo e que visitem este lugar na sua próxima viagem a Paris.

 

Au revoir et bon voyage!!!

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»