Search here...
TOP
Cancún Destinos Dicas México

Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora

Viajar barato
Tempo de leitura: 6 minutos

Ruínas Maias em Cancún e Riviera Maia

Cancún é um dos lugares mais legais do caribe. Além da praia branca e mar azul turquesa, típico dessa região, a Riviera Maia possui muitos outros encantos. Além de toda a riqueza da natureza, incluindo suas ilhas, lagoa e inúmeros cenotes, a herança histórica nessa região é muito forte. Afinal foi em toda essa região que um dos maiores povos da história da humanidade viveu e se desenvolveu.

As três maiores e principais cidades antigas da civilização Maia na região são: Chichen Itzá, Tulum e Coba. É claro que o ideal é que você vá em todas as três. Mas nem sempre isso é possível. Para você ir em todas elas e ainda ir nas ilhas, cenotes, praias e parques você precisaria de pelo menos 10 dias na região de Cancún e Riviera Maia.

Mas se você tem poucos dias em Cancún, talvez, infelizmente você tenha que escolher entre uma delas. Se esse for o seu caso (e acredite que é o de muitas outras pessoas que viajam para Cancún), eu vim te ajudar a matar esse dúvida.

Mas, já adianto que ainda assim será difícil escolher. Porque cada uma é única e tem algo de especial .Por isso trarei aqui todas as vantagens, desvantagens e pontos positivos e negativos de cada uma delas. Assim espero te ajudar a superar suas dúvidas e fazer sua escolha.

www tudo sobre viagens chichen 4 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

1)Chichen Itzá ( A maior e mais conservada cidade Maia)

Chichen Itzá, que quer dizer “na boca do poço de Itza” foi na época pré colombiana o principal centro político e econômico da civilização Maia. Apesar do clima quente e terra árida, os Maias conseguiram ai se desenvolver graças ao cenotes da região. Esses cenotes abasteciam a cidade. Além disso, nesses cenotes também eram realizados sacrifícios humanos ao deus sol.

Hoje, nós ainda podemos ver  a pirâmide de Kukulkan( El castillo), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Sendo que a pirâmide de Kukulkan é considerada hoje umas das 7 maravilhas do mundo moderno.

Esse sítio arqueológico é o maior de toda a península de Yucatán e foi a maior e principal cidade maia na era pré-colombiana.

www tudo sobre viagens chichen 2 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

Porquê conhecer Chichen Itzá

Eu adorei essa cidade. Ela é de longe, a cidade mais bem preservada e mais bonita da região de Cancún e Riviera Maia. Além disso, a pirâmide de Kukulkan é espetacular e deslumbrante. Além de ser a pirâmide mais bonita de todas é legal conhecer e tirar fotos em uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Você também pode aproveitar a viagem e conhecer o famoso cenote Ik Kil e a pequena cidade de Vallolid. Lugares que ficam próximos a região e que valem muito a pena.

O lado não tão bom assim é que de todas as ruínas essa é a mais distante de Cancún e da Playa del Carmen. São ao todos 3 horas de estrada. O que acaba também sendo um dos passeios mais cansativos de se fazer. Você deve separar um dia inteiro para explorar toda a região.

Justamente por ser mais distante você acabará gastando mais dinheiro. Existem 3 formas de você chegar lá: Contratando uma agência de turismo, indo de van ou de ônibus, ou de carro. Das três formas você acabará gastando mais. Pois em regra, os tours serão mais caros, pois você vai levar o dia todo nesse passeio. As passagens de ônibus para lá são mais caras devido a distância. E de carro, você vai gastar com pedágio e com muita gasolina.A entrada para o sítio custa 242 pesos, sem guia. Com toda a certeza é a entrada mais cara das 3 ruínas.

Compre as entradas no site oficial.

Além disso, por ser uma das atrações mais visitadas do México e da região, esse sítio arqueológico está sempre cheio.  Chichen Itzá recebe mais de 1,5 milhões de turistas por ano. Assim deixar para comprar o ingresso na última hora pode ser uma grande furada.

www tudo sobre viagens chichen 5 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

Cenote onde os Maias faziam sacrifícios

2)Tulum ( A incrível junção entre ruínas e o mar azul do Caribe) 

Tulum era um termo Maia que designava parede ou barreira. E foi construída justamente para servir como uma fortaleza. Até a chegada dos espanhóis a cidade era habitada. Os colonizadores espanhóis a descreveram como uma cidade linda e muito movimentada. Para eles a cidade naquela época parecia com Sevilha.

A cidade também já foi porto de comércio de pedras preciosas como a Jade, por exemplo.

Tulum é a terceira ruína mais visitada do México. Só perde para Teotihuacan, na cidade do México e para Chichen Itzá. E também é a segunda mais visitada de Cancún e Riviera Maia

Quer saber o passo a passo para chegar em Tulum? Então leia Como visitar as ruínas de Tulum passo a passo

www tudo sobre viagens ruinastulum tulum mexico Easy Resize.com 1 - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

El Castillo

Porquê visitar Tulum

De fato, Tulum não é a cidade Maia mais bem preservada da região. Mas o que faz de Tulum um lugar mágico e único no mundo é justamente a junção do mar do Caribe e das ruínas. Você pode aproveitar o dia e se banhar na maravilhosa praia de Tulum. Inclusive essa praia já foi eleita uma das melhores do mundo e a melhor do México.

Além disso, aproveite o passeio e conheça o cenote dos ojos, que fica na região. Esse é um dos cenotes mais famosos e visitados pelos turistas. Além de ser um dos mais bonitos também. Inclusive, muitos pacotes de turismo costumam incluir esses dois passeios no mesmo dia. Mas você também pode ir por conta própria. Seja de carro ou de transporte público.

Tulum fica bem mais próximo a Cancún e a Playa del Carmen do que Chichen Itza. A viagem dura em torno de 2 horas de carro.

A entrada para o parque custa 65 pesos mexicanos, o que equivale a 4 dólares mais ou menos. Alem disso para ter acesso ao parque você ainda tem que fazer uma caminhada de uns 10 minutos a pé ou então pegar um trenzinho. Esse trenzinho custa 10 pesos ida e volta.

www tudo sobre viagens tulum mar2 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

Aproveite para relaxar depois nessa maravilhosa praia.

3)Cobá ( Escale a maior pirâmide do México)

Coba fica a mais ou menos 145 km de Cancún e a uns 109 km de Playa del Carmen.A cidade já chegou a ser habitada por 50.000 pessoas, no seu auge.E nessa época a cidade era uma das mais influentes e dominava todo o território norte da região da península de Yucatán. Mas a verdade é que pouco se sabe sobre a história desse sitio arqueológico.

www tudo sobre viagens coba 2 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

A pirâmide

Porquê ir a Coba

Coba pode te proporcionar uma experiência incrível e única na sua vida. Pois é lá que você pode escalar uma pirâmide Maia até o topo. E na verdade, não é qualquer pirâmide não. A pirâmide de Nohoch Mul é a pirâmide mais alto do México. Com 42 m de altura você pode escalar ela até o topo através de uma corda. É necessário fôlego e disposição e,é claro muito cuidado. Mas vale muito a pena pois a visão de lá de cima é linda. Ver toda aquela selva do alto da pirâmide é  algo que certamente marcará a sua vida.

Além disso, Coba é o único  sítio arqueológico da região que possui vegetação em volta dele. Além de ser lindo  é muito mais fresco do que em Tulum e Chichen Itzá. Essas duas por não terem praticamente nenhuma vegetação em volta, são absurdamente quentes. Você deve se preparar para ficar durante umas 2 horas embaixo de sol direto. Já Coba é uma delicia. Justamente por ser coberta por muita vegetação você não sofre com um baita sol na sua cabeça,rs.

Outro ponto que achei muito interessante é que você pode alugar bicicletas ou triciclos para explorar o parque. É muito gostoso andar de bicicleta lá gente. Com toda a certeza vale muito a pena

Por não ser uma das ruínas mais visitadas é bem tranquilo de você passear por lá sem multidões. Além disso,  outra vantagem de Coba é que você pode comprar o ingresso na hora, já que as filas não são grandes.

Outro ponto também é que a entrada não é uma das mais caras. Custa 65 pesos mexicanos.

www tudo sobre viagens coba 4 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

Andando de bicicleta pelo sítio de Coba

 

www tudo sobre viagens coba 3 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

Escalando a pirâmide mais alta do México segurando só numa cordinha

www tudo sobre viagens coba 5 cancunjpg Easy Resize.com  - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun

No alto da Pirâmide

Dica:

Coba fica a apenas 40 minutos de carro de Tulum! Ou seja, caso você vá a Tulum e visite somente as ruínas de lá você pode também visitar Coba no mesmo dia. Nesse caso vá primeiro a Tulum. Pois a parte da manhã é o horário que tem menos turistas. E além disso,  a essa hora o sol não incomoda tanto quanto na parte da tarde. Mas fiquem atentos ao horário de funcionamento das ruínas. Tanto Tulum quanto Coba abrem as 08:00 da manhã. Mas Coba fecha uma hora mais tarde. Coba fechas as 18 horas enquanto Tulum fecha as 17 horas.

E agora o que fazer ?

Difícil decidir não é pessoal? Como eu disse cada uma tem seu ponto forte e algo especial. Por isso que para escolher uma só será difícil mesmo. Veja dentre as experiências oferecidas por cada lugar qual mais combina com você e com a sua viagem. Qual experiência você prioriza ter! Estar diante de uma das 7 maravilhas do mundo moderno? Ver a ruína De Tulum e depois se jogar naquele marzão azul? Ou ter uma aventura a la Indiana Jones , escalando uma pirâmide?

A verdade é que independente da sua escolha viajar para Cancún já é algo maravilhoso.

Se você gosta do México não deixe de ler 5 motivos para você conhecer o México

Difícil hein!!rs. Você já foi em alguma ? Na sua opinião qual é a mais legal? Qual você escolheria? Deixe nos comentários.

printfriendly pdf button - Poucos dias em Cancún? Qual ruína devo visitar? Acabe com suas dúvidas agora - mexico, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, cancun
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»