Search here...
TOP
Roteiros pela Europa

Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem

Modern Travel Plain Collage Facebook Post Easy Resize.com  573x470 - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa
Tempo de leitura: 8 minutos

Roteiro pela Itália 7 dias

Se você só tem 7 dias para fazer um roteiro pela Itália e está desesperado achando que não vai conseguir conhecer nada direito, eu tenho uma boa noticia para você! Ao contrário do que você vai achar por aí na internet é sim, possível fazer uma viagem inesquecível e tranquila tendo apenas uma semana no país.

É claro que você não vai conseguir conhecer o país inteiro em uma semana. Afinal, A Itália é um país grande e belíssimo, cheio de história, cultura, belezas naturais e comida boa. Para você conhecer bem todas as regiões do país você precisaria de pelo menos um mês de viagem ou então voltar várias vezes, o que não é nada mal.

Mas, como isto não é possível para a maioria, a solução é conhecer a Itália de pouco a pouco ou de região a região. E com 7 dias inteiros, ou seja, você não vai contar o dia da chegada e nem o dia da saída, você consegue sim conhecer algumas regiões e cidades do país com a calma que a Itália merece.

Ou seja, o grande segredo para fazer uma boa viagem de 7 dias pelo país é explorar uma região de cada vez ou então visitar cidades pequenas que sejam próximas uma da outra.

Assim, eu trouxe neste post várias opções de roteiro de 7 dias pela Itália para você aproveitar o melhor de cada região mesmo com pouco tempo.

Roteiro pela Itália 7 dias: Regiões da Itália

A Itália é dividida em 20 regiões e cada uma possui uma característica única. Em cada região você encontra uma cultura, um costume e uma gastronomia diferente. Mas, o que estas regiões tem de comum é que todas elas são maravilhosas, cada uma a sua maneira.

Assim, você tem uma Itália para todos os gostos e bolsos. Vinhedos, praias, vilarejos encantadores, história, cultura, arte, alpes, neve e montanhas. Esta imensa variedade faz com que você possa visitar a Itália em qualquer época do ano.

Veja quais são as principais regiões da Itália:

  • Campania– Na parte sul do país é onde fica as cidades de Nápoles, Pompeia, Costa Amalfitana e a Ilha de Capri.
  • Lacio– No centro da Itália é onde fica a capital do país, a eterna Roma.
  • Toscana– A região mais famosa da Itália. Tem vinhedos, cidades medievais famosas e engloba Florença.
  • Sicília– Um dos destinos de praia mais famosos do país. Além das belezas naturais a ilha também tem muita história e uma gastronomia reconhecida mundialmente.
  • Emilia Romagna– Fica na parte central do país e engloba as cidades de Bolonha, Ravena e Maranello. Região famosa principalmente pela gastronomia, já que foi onde nasceu o famoso molho a bolonhesa.
  • Veneto– A região mais romântica do país, inclui a cidade de Veneza, Verona e a região dos alpes.
  • Lombardia– Situada ao norte do país, a principal cidade da região é Milão. Mas, na Lombardia também tem montanhas e lagos maravilhosos .
  • Liguria– Onde fica Gênova e Cinque Terre
  • Piemonte– Com a capital Turim, piemonte é perfeita para os amantes de vinho.

1.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/ LOMBARDIA+VENETO

As principais cidades do norte são: Milão, Veneza e Verona e é perfeitamente possível de conhecer essas cidades em um roteiro pela Itália de 7 dias.

Afinal, estas 3 cidades são  bem próximas uma da outra e são bem pequenas. Ou seja, com poucos dias você consegue conhecer elas.

Assim, separe a sua viagem da seguinte maneira:

Esse é o tempo mínimo suficiente para você conhecer cada uma destas cidades.

O bom é que está viagem pode ser feita em qualquer época do ano já que o tempo não vai te atrapalhar em nada.

A melhor maneira de ir de uma cidade para outra é usando o trem, que é barato e rápido. Os trens italianos são rápidos e super eficientes. A Trenitalia e a Italo são as empresas que operam no país. Veja no site da Trailine com qual das duas o trajeto vai sair mais em conta.

www tudo sobre viagens catedral2 milao Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Duomo de Milão

2.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/MILÃO E CINQUE TERRE/LOMBARDIA + LIGURIA

Outra opção para você que só tem uma semana na Itália e juntar nesta única semana Milão e Cinque Terre. Elas ficam bem perto uma da outra e você pode ir de Milão até Cinque Terre de trem ou de avião.

Assim, separe 4 noites para conhecer a região de Cinque Terre e 3 dias completos para Milão.

Como o próprio nome diz, cinque Terre é uma região onde se concentram 5 vilarejos super charmosos: Riomaggore, Corniglia,Manarola, Monterosso e Vernazza.

Estes vilarejos ficam bem perto um do outro e para conhecer tudo você pode ou  alugar um carro ou usar trem. A viagem de trem entre um vilarejo e outro dura uns 5 minutinhos. Assim, com 3 dias e meio você aproveita muito e conhece tudo.

A melhor época para você fazer essa viagem é entre Maio e Outubro por conta do clima. Apesar de ter praia, o forte da Cinque Terre são os seus vilarejos super charmosos. Por isso, até em meses como Maio e Outubro quando tem sol mas a água é gelada, vale a pena ir.

Só evite ir em Julho e Agosto pois é verão, e tudo fica lotado e bem mais caro.

 3.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/COSTA AMALFITANA/CAMPANIA

A costa Almafitana é um dos lugares mais lindos da Itália, e o bom é que você pode aproveitar muita esta região  em apenas 7 dias, que é o tempo ideal para conhecer tudo.

Você vai distribuir os dias da seguinte maneira:

  • Nápoles- Reserve dois dias para a cidade da pizza napolitana. Tire um dia para ir até a Pompeia.
  • PositanoPositano é  uma das cidades mais lindas da costa Almafitana e serve como base para explorar toda a região. Separe 3 dias completos para aproveitar tudo.
  • Capri- 2 dias completos

A melhor maneira de explorar a costa Almafitana, com exceção de Nápoles, é alugando um carro.

A melhor época para fazer este roteiro é de meados de Maio a meados de Outubro, que é o período que engloba a primavera e o verão. Além do tempo estar tranquilo e favorável para tomar banho de mar e curtir uma praia, esta época é quando a região funciona mesmo.

www tudo sobre viagens roteiro pela italia costa amalfitana Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Costa Amalfitana
foto: Revista Viajar pelo mundo

4.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/ ROMA E FLORENÇA/LACIO + TOSCANA

Roma e Florença são duas cidades clássicas e que recebem muitos e muitos turistas durante o ano todo. Apesar de serem cidades histórico e culturalmente ricas, elas são pequenas e por isso, poucos dias são suficientes para aproveitar o melhor que cada uma destas cidades tem para oferecer.

A melhor maneira de viajar entre uma cidade e outra é de trem. A viagem pode durar entre 1h20 e 3h30, dependendo do tipo de trem.

As passagens de trem também costumam ser bem baratas. Algo entre € 17,90 e € 39,90.

www tudo sobre viagens roteiro pela italia toscana Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Toscana
foto: Carpe Mundi

5.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS ROMA E VENEZA/LACIO+ VENETO

Tá aí um roteiro super clássico e básico, principalmente para quem nunca foi na Itália. Roma e Veneza, sem dúvida são as cidades italianas mais famosas e que mais recebem turistas.

Assim, separe 4 dias inteiros para conhecer a cidade eterna e mais 3 dias para conhecer Veneza. Este tempo é suficiente para aproveitar tudo que estas duas cidades tem para oferecer.

Existem diversas maneiras de fazer este percurso mas, com toda a certeza a melhor maneira é a de trem. A viagem dura em média umas 5 horas entre uma cidade e outra.

Pesquise as suas passagens de trem pela Trailine!

www tudo sobre viagens museu do vaticano vaticano Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

6.ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/ SICÍLIA OU SARDENHA

Uma boa pedida para quem tem pouco tempo de férias é aproveitar as melhores regiões de praia da Itália. E neste quesito tanto a Sicília quanto a Sardenha são imperdíveis.

A sua única dificuldade vai ser em escolher entre as duas!! A Sicília é a maior ilha do mediterrâneo e a Sardenha, a segunda maior, assim, na verdade uma semana seria o tempo minimo ideal para conhecer cada uma delas. Para você conhecer bem mesmo, seria necessário mais tempo.

A Sicília conta com praias lindas, e a praia del Coligni, na ilha de Lampedusa já foi eleita uma das praias mais lindas do mundo. Mas, as praias da Sardenha são simplesmente espetaculares.Elas são tão lindas ou até mais do que as praias da Espanha ou da Grécia.

Mas, nem só de praias vivem estas duas ilhas. Ambas tem muitos sítios arqueológicos incríveis, mas neste quesito a Sicília ganha da Sardenha. A ilha já foi governada por gregos, romanos, árabes, britânicos, franceses e etc. Assim, todos esse povos deixaram sua marca na ilha.

Quando o assunto é gastronomia, ambas são um destino maravilhoso mas a Sicília é considerada um dos melhores destinos gastronômicos do mundo.

www tudo sobre viagens roteiro pela italia sardenha Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Sardenha
Foto:Aprendiz de viajante

7. ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/LOMBARDIA

A Lombardia é uma região que pode ser visitada a qualquer época do ano. A capital da região, Milão é a base para explorar tudo.

Assim, comece o seu roteiro pela Itália, separando 3 dias para conhecer Milão.  Separe os 4 dias restantes para visitar  o resto da região.Não deixe de conhecer os lindos lagos dessa região, pois são os maiores e mais bonitos lagos da Itália. Os mais bonitos são o lago di Como e o lago de Garda. Simplesmente imperdíveis!!

A Lombardia faz fronteira com a Suíça, por isso se não fosse a língua italiana você teria a sensação de estar na Suíça.

www tudo sobre viagens roteiro pela italia lago como Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Lago di Como
foto:Tripadvisor

8-ROTEIRO PELA ITÁLIA 7 DIAS/DOLOMITAS

Localizada nos alpes italianos a região das dolomitas faz fronteira com a Austria e tem muitas semelhanças com este país. Esta região pertence aos alpes italianos e é  um lugar repleto de montanhas que chegam a 3 mil metros de altitude.

Qualquer época do ano é boa para curtir a região mas viajar para as Dolomitas no inverno é uma boa pedida para os amantes de esportes de neve. Nesta região funcionam as principais estações de esqui do país.

A melhor maneira de explorar a região é de carro, partindo de Veneza, cidade base para explorar a região. Assim, você pode ficar uns 2 ou 3 dias em Veneza, e uns 5 ou 4 dias pelos alpes.

www tudo sobre viagens roteiro pela italia dolomitas Easy Resize.com  - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa

Dolomitas
foto: Turisteiro.com

 

Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas para viajar pela Itália

1.Documentos

Antes de mais nada, é necessário saber que a Itália faz parte do Tratado de Schengen. Assim é exigido seguro viagem para entrar no país. Além disso, outros documentos são necessários como, passaporte com validade miníma de 6 meses. Também é bom ter em mãos a passagem de volta, o comprovante de reserva do hotel, cartão de crédito e um valor de pelo menos 65 euros por dia.

Saiba mais sobre a imigração na Europa no post Imigração na Europa: como funciona, documentos necessários, perguntas e mais

Além destes documentos, você vai precisar da PID (Permissão internacional para dirigir) e também da sua carteira de habilitação, caso você vá alugar carro.

Seguro Viagem: Europa
gta - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa GTA 67 EUROMAX Assistência médica USD 67.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
intermac - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa Intermac EURO 40 (Exceto EUA) Assistência médica EUR 40.000 Bagagem extraviada EUR 500 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
travel ace - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa TA 100 MUNDO (exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 24/dia*

2.Ingressos e passeios 

Seja qual roteiro você faça pela cidade é sempre bom comprar os ingressos, tanto das atrações quanto as passagens de trem com antecedência. Assim, você evita filas enormes, que são bem comuns na Itália, já que o país recebe milhares de turistas durante todo o ano.

3.Como se locomover 

Os dois melhores meios de transporte para se usar na Itália são o trem e o carro. Em algumas regiões o carro é a melhor opção e em outras é o trem.

4.Língua 

A língua oficial é o italiano mas você consegue se virar bem com o inglês. Até mesmo com o portuliano á la terra nostra, você já se comunica, nem que seja para mandar um Buon Giorno!

5.Italianos e a mania de cobrar para sentar

Preste atenção ao sentar para comer em um restaurante. Na Itália, principalmente nos lugares mais turísticos é super comum os restaurantes cobrarem para você se sentar a mesa. Por isso, é sempre bom prestar atenção ao menu para não ter surpresas. Na Itália, você pode ir a uma gelateria e achar que vai pagar 5 euros pelo gelato e aí quando chega a conta, eles te cobram 20 euros. Isto aconteceu com turistas ingleses em Roma. Eles foram em uma gelateria, pediram 5 sorvetes e se sentaram a mesa como qualquer turista comum. Na hora de pedirem a conta, a gelateria cobrou 60 euros por 5 sorvetes. Até a polícia apareceu nesta história.

Leia também: Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro

Então pessoal estas são as opções para um roteiro pela Itália de 7 dias. Mesmo com pouco tempo no país você pode conhecer bem alguma região. O difícil mesmo é escolher qual dentre estas visitar primeiro. Qual você escolheria?? Deixe nos comentários!!

printfriendly pdf button - Roteiro pela Itália 7 dias: Dicas e roteiros para uma semana de viagem - roteiros-pela-europa
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»