Search here...
TOP
Itália Roma Vaticano

Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna

WWW TUDO SOBRE VIAGENS ROTEIRO DE 2 DIAS EM ROMA FONTANA DE TREVI - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Tempo de leitura: 9 minutos

Em Maio de 2016 , eu e meu namorado fizemos um roteiro de 2 dias em Roma, na Itália. Apesar de inicialmente visitar a cidade eterna não estar em nosso planos, a viagem acabou acontecendo.

Justamente por não estar em nossos planos é que planejamos mal esta viagem e acabamos ficando poucos dias. Afinal dois dias é tempo suficiente para conhecer as principais atrações da cidade mas Roma vai bem além do Coliseu e do vaticano.

Por isso, o ideal mesmo é ficar entre 3 e 4 dias completos para apreciar com calma tudo de bom que a cidade eterna tem a oferecer.

Em dois dias, você até consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade, mas de uma maneira bem corrida. Eu, pessoalmente prefiro slow travel pois gosto de curtir cada momento da viagem.

Mas, se assim como eu, você também só tenha 2 dias na cidade eu vim te passar o roteiro ideal. Em outras palavras, o roteiro que eu deveria ter feito se tivesse simplesmente me planejado. Aí aí, preciso voltar urgentemente a Roma.

Veja também dicas essenciais para poupar muito dinheiro em na cidade eterna!

Roteiro de 2 dias em Roma:Roma Pass,o melhor jeito de visitar a cidade

Antes de mais nada queria começar este post falando do Roma Pass, o cartão turístico da cidade.

O Roma Pass é um passe turístico que te dá direito ao uso de transporte público ilimitado, entrada em uma atração grátis a sua escolha e 20% de desconto nas demais atrações.

Dessa maneira, existem as versões de 72 horas e a de 48 horas. Está última custa 28 euros e você pode escolher só uma atração para visitar grátis, que fatalmente será a primeira atração que você for usar o seu passe.

Quanto ao transporte público você pode usar de maneira ilimitada durante estas 48 horas.

A minha dica aqui é você ser esperto e ver qual é atração mais cara que você quer visitar e ir nela logo de primeira. No meu caso, a atração mais cara que eu fui, foi o Coliseu e o Fórum Romano (o ingresso é conjunto). Assim, o primeiro lugar que eu visitei foi logo o Coliseu e eu já usei meu passe ali mesmo. Lembrando que o Roma Pass não funciona no Vaticano.

Bom, além da economia e da praticidade, outra vantagem do Roma Pass é que com ele você pode entrar direto nas atrações, sem precisar ficar horas e (quando eu digo horas é porque são horas mesmo) para comprar o ingresso na bilheteria.

Você pode comprar o Roma Pass em alguma bilheteria local ou online. No caso do último você compra o bilhete pela internet e apenas retira em alguma bilheteria em Roma.

Aqui vai outra dica!!Prefira comprar online porque eu já ouvi dizer que algumas pessoas que tentaram comprar na hora não conseguiram porque simplesmente não tinha mais.

Afinal, estamos falando de Roma, uma cidade que é sempre lotada de turistas por isso compre o Roma Pass com o máximo de antecedência possível.

Aproveite que você tá por aqui e compra logo o seu pass para não acabar esquecendo depois.

Roteiro de 2 dias em Roma: Dia 1

  • Coliseu
  • Fórum Romano
  • Panteão
  • Fontana de Trevi
  • Piazza Navona
  • Piazza Spagna

1.Coliseu

Começar este roteiro de 2 dias em Roma visitando o Coliseu, sem dúvida é já iniciar a viagem com chave de ouro. Afinal, o Coliseu é a maior e mais visitada atração da cidade. Por isso mesmo não se espante com as filas que certamente você vai encontrar na entrada.

Assim, foi isto que fizemos!Levantamos cedo, pegamos a linha B do metrô e descemos na estação Colosseo. Caso você esteja hospedado no centro histórico de Roma ou até mesmo no Bairro Monti, certamente que irá conseguir ir a pé.

Sem dúvida que foi muito emocionante pisar neste lugar épico, que eu estava acostumada em ver apenas nos filmes.

2.Fórum Romano e Monte Palatino

Assim que terminamos a visita ao Coliseu fomos para o Fórum Romano e para o Monte Palatino. Aqui é hora de preparar bem as pernas pois a subida ao monte é bem cansativa. Para vocês terem ideia eu estava tão cansada que nem consegui subir!!Socorro preciso de uma academia para ontem, rs!!

Por isso, eu recomendo que, caso você seja uma pessoa sedentária como eu , rs, você comece a sua visita pelo Monte Palatino e depois segue para o fórum romano até enfim ir para o Coliseu. Assim, você vai entrar pelo Monte e não terá que fazer esta subida. Neste caso você só ia descendo até chegar no Coliseu e vamos combinar que para descer todo santo ajuda né,rs?

www tudo sobre viagens forum romano3 italia Easy Resize.com  - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
roteiro de 2 dias em Roma

3. Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das praças mais bonitas e famosas de Roma além de ser um dos melhores lugares da cidade para almoçar.

Para chegar nela você pode pegar a linha A laranja do metrô e descer na estação Barberini.

Depois de almoçar não deixe de dar uma volta na praça e apreciar suas lindas fontes. Afinal Roma também é muito conhecida por suas belíssimas fontes e na praça Navona ficam uma das mais bonitas como a Fontana del Moro, Fontana del Nettuno e a Fontana dei Quattro Fiumi.

4.Panteão

Depois de passear pela praça siga até o Panteão Romano, o edifício da Roma antiga mais bem conservado da cidade. Além disso, é neste panteão que está enterrado Rafael, um dos maiores artistas italianos de todos os tempos.

A entrada no Panteão é gratuita e geralmente as filas para entrar são enormes. Assim, já vai preparado!!!

5.Fontana de Trevi

Se Roma é famosa pelas suas fontes maravilhosas, com toda a certeza a fonte mais famosa e mais bonita é a Fontana de Trevi. Reza a lenda que se você jogar uma moeda na fonte você acabará voltando mais uma vez na cidade.

www tudo sobre viagens fontana di trevi2 roma france Easy Resize.com  - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia

6.Piazza Spagna

Finalize o seu dia na praça mais famosa de Roma. A piazza di Spagna costuma estar sempre lotada de turistas, por isso, aqui paciência é uma virtude.

Você pode admirar e tirar belas fotos nas escadarias da Igreja de Trinità dei Monti. Se você encontrar um espacinho, aproveite e sente nas suas escadarias para descansar um pouco,rs.

Se quiser fazer compras passe na Via dei Condotti, uma das melhores e mais famosas ruas para se fazer compras em Roma.

WWW TUDO SOBRE VIAGENS ROTEIRO DE 2 DIAS EM ROMA PIAZZA SPAGNA - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Foto: canva

Roteiro de 2 dias em Roma: Dia 2

  • Vaticano
  • Praça São pedro
  • Museu do vaticano
  • Basílica de São Pedro
  • Castelo Sant’Angelo
  • Trastevere

7.Vaticano

No seu segundo e último dia em Roma é hora de visitar o Vaticano, uma das principais atrações de Roma e lugar obrigatório para quem visita a cidade pela primeira vez.

Se você estiver hospedado na região de Proti ou do próprio Vaticano você poderá chegar até a praça São Pedro a pé mesmo.

Caso você esteja hospedado em outro lugar é só você pegar a linha A (vermelha) e descer na estação Ottaviano, que você sairá perto da praça São pedro.

8.Praça São pedro

Uma vez na praça São pedro aproveite para dar uma voltinha na região e tirar belas fotos.

A praça São Pedro é enorme, tem mais de 300 m de comprimento mas vale a pena conhecer cada cantinho dela.

www tudo sobre viagens praça de sao pedro roma italia 2  Easy Resize.com  - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia

9. Museus Vaticanos/ Capela Sistina

A melhor maneira de explorar o Vaticano é começando a sua visita pelos museus. Isto porque o museu é enorme e tem muita coisa para ver. Assim, a visita é um pouquinho cansativa, por isso é melhor começar por ele.

Além disso, eu aposto com você que uma das coisas que você mais quer ver é a Capela Sistina, não é mesmo? Mas, tenho que te informar que ela fica só para o final da visita. Assim, não tem jeito, para ver a obra prima de Michelangelo você tem que dar a volta no museu inteiro.

O ingresso para visitar os museus Vaticanos custam €16  e não está incluso no Roma Pass. Mas ainda assim, compre o ingresso online para evitar filas na hora de comprar os ingressos na bilheteria, porque elas são simplesmente, medonhas.

Mas, mesmo com o ingresso em mãos, a fila para entrar nos museus é muito grande, principalmente no último domingo do mês, quando a entrada é gratuita.

www tudo sobre viagens basilica de sao pedro roma5 italia 2  Easy Resize.com  - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Capela Sistina

10. Basílica São Pedro

Galera, agora eu tenho uma dica bem importante para dar!!

Como eu disse, o final da visita aos museus Vaticanos é na Capela Sistina. Ao sair da capela você vai entrar em uma antessala que tem tem duas saídas, uma no lado esquerdo e outra no lado direito. Assim, NÃO SAIA PELA PERTO DO LADO ESQUERDO, pois para chegar até a Basílica você vai ter que andar uns 20 minutos pela praça e depois vai ter que pegar mais uma fila gigante para conseguir entrar.

Dessa maneira, SAIA PELO LADO DIREITO, pois ele vai dar em um corredor que acaba dentro da Basílica. Assim, além de chegar mais rápido, você foge das filas.

A entrada a Basílica é gratuita mas caso você queira subir até a cúpula você terá que pagar €8 para ir de elevador até o terraço e seguir de escada até o topo.

Leia mais sobre a visita ao Vaticano no post: Como evitar filas enormes no vaticano

www tudo sobre viagens basilica de sao pedro roma italia 2  Easy Resize.com  - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Basílica de São pedro

11. Castelo Sant ‘ Angelo

Saindo da praça São Pedro é possível chegar a pé até o Castelo. O castelo Sant’Angelo é bem antigo mesmo, foi o imperador Adriano que ordenou a sua construção em 135 A C.

Séculos depois ele se tornou uma fortaleza para os papas que se refugiavam nele quando estavam em perigo.

A visita ao castelo é muito interessante além de ter uma bela vista do rio Tibre de cima do terraço.

A entrada custa €15 .

WWW TUDO SOBRE VIAGENS ROTEIRO DE 2 DIAS EM ROMA castelo sant angelo - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Castelo Sant’ Angelo
Foto: Canva

12. Trastevere

A Trastevere é um dos bairros mais animados, charmosos e famosas de Roma. Apesar dele não ser um bairro turístico mas sim residencial, certamente você verá muitos turistas passeando pela região.

A Trastevere fica do lado direito do rio Tibre, assim você poderá ir a pé do Castelo Sant’ Ângelo ou pegar um ônibus.

A noite no bairro é muita agitada e lá têm os melhores restaurantes de comida italiana da cidade.

WWW TUDO SOBRE VIAGENS ROTEIRO DE 2 DIAS EM ROMA trastevere - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
Trastevere
Foto: Canva

Dicas para sua viagem a Roma

Este roteiro de 2 dias em Roma, assim como vários outros que você encontrará na internet são, na verdade, apenas sugestões. Afinal, cada viagem é única e cada viajante tem seus próprios gostos e dinâmicas.

Assim, para você montar um roteiro que tenha a sua cara você precisa levar alguns pontos importantes em consideração.

Assim ,veja algumas dicas fundamentais para você organizar o seu roteiro e a sua viagem a Roma.

1.Observe a hora da sua chegada na cidade

A hora da sua chegada ou saída da cidade faz total diferença na hora de montar seu roteiro. Este roteiro de 2 dias em Roma são para 2 dias completos na cidade, ou seja, você não vai contar com o dia da sua chegada e nem com o dia da saída.

Mas, ainda assim, é importante você prestar atenção na hora que você vai chegar ou sair da cidade. Afinal, dependendo da hora da sua chegada a Roma você poderá, neste mesmo dia, começar a explorar a cidade.

2. Escolha um bom lugar para se hospedar

A escolha da hospedagem é um dos fatores mais importantes na hora de organizar o seu roteiro. E quando eu digo, saber escolher onde se hospedar em Roma não é só saber escolher um hotel bom, mas também escolher um hotel bem localizado.

Assim, antes de montar o seu roteiro veja onde está localizado o seu hotel. Veja se tem alguma atração turística próxima que você possa ir a pé.

Outro fator que você precisa muito prestar a atenção é se perto do seu hotel tem alguma estação de metrô ou linha de ônibus que te levem para os principais pontos da cidade.

Reserve seu hotel em Roma na Booking.com

3.Pesquise sobre os pontos turísticos da cidade

Como eu disse anteriormente, cada viajante é único e possuí gostos diferentes. Assim, uma dica é que antes de montar o seu roteiro você saiba muito bem quais são os pontos turísticos da cidade que mais te interessam.

Em Roma, por exemplo, a maioria das pessoas foca em ir nas ruínas e pontos históricos da cidade mas existem muitos museus e igrejas lindas também.

Por isso, faça uma boa pesquisa antes de montar o seu roteiro e inclua nele aquilo que mais te interessa. Assim, você garante que poderá aproveitar o melhor da sua viagem, sem correr o risco de deixar de ir em algum lugar que te interessa, simplesmente porque você não sabia que ele existia.

3.Compre os ingressos online

Se antes da pandemia do covid-19 comprar ingresso online era uma opção acredito que possa virar obrigação em alguns lugares daqui para frente. Afinal, agora as filas não são só chatas elas também podem ser perigosas por conta da aglomeração.

Por isso, prefira comprar seus ingressos online e com antecedência. Assim, você evita filas e frustração por não encontrar o ingresso na hora.

Eu sempre compro meus ingressos e tours pela empresa alemã Getyourguide.

A Getyourguide vende milhares de ingressos, tours e passes de vários lugares do mundo. A empresa é super confiável e o bom é que você encontra tudo o que você precisa em um só lugar e não precisa ficar indo de site em site para comprar cada ingresso que você precisa.

4.Não esqueça o seguro viagem

A Itália faz parte Tratado de Schengen e por isso fazer um seguro viagem é obrigatório.

Mas ainda assim, alguns viajantes insistem em não contratar um seguro, o que pode ser fatal para a sua viagem.

Sem exagero!! Se o policial da imigração parar você e pedir para ver os seus documentos e você não estiver com o seguro a sua viagem acaba ali mesmo. Em tempos de pós pandemia então, não ter o seguro viagem pode ser fatal.

Como é a exigência do tratado, na falta de um seguro com cobertura miníma de 30.000 euros o policial pode simplesmente te deportar e você voltar para casa  no primeiro avião para Brasil sem ter pisado em solo europeu.

Uma tragédia, simples assim!!! Imagina você juntar dinheiro o ano todo, comprar passagem, reservar hotel e etc etc e na hora ser deportado sem direito a recorrer e ter seu dinheiro de volta.

Sim, é isso mesmo!! Nem adianta querer ter o dinheiro da passagem ou do hotel de volta pois os países tem soberania para decidir quem entra ou não no país deles.

Isso sem falar na chance de, “deus me livre”, “bate na madeira”, você ter um piriri na viagem e ter que gastar uma fortuna em hospitais.

Por isso, NÃO ESQUEÇA de contratar um seguro viagem. Isso é muito importante.

Eu uso muito o site SEGUROS PROMO para fazer a cotação do seguro mais em conta para a minha viagem. Esse site compara os melhores preços de seguro para o lugar e o período que você vai viajar.

Quer economizar mais ainda no seu seguro? Então use o cupom TUDOSOBREVIAGENS E GANHE 5% DE DESCONTO!!! Com essa moral que tô te dando nem tem desculpa para ficar sem seguro hein!

Se você tiver com tudo certinho, então não tem nada a temer, é só relaxar e curtir a sua viagem.

Então pessoal, estas foram as minhas dicas e sugestão de um roteiro de 2 dias em Roma. Espero que este artigo tenha te ajudado e que você faça uma excelente viagem!!

Bon Viaggio!!!

printfriendly pdf button - Roteiro de 2 dias em Roma: O que fazer em pouco tempo na cidade eterna - vaticano, roma, italia
TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«