Tempo de leitura: 5 minutos

 Roteiro de 6 dias em Cuzco

Um roteiro de 6 dias em Cuzco é tempo mais do que suficiente para você conhecer as principais atrações da região além é claro da linda Machu Picchu. Mas para conhecer essa cidade fantástica é necessária uma certa logística que nem sempre é seguida por todos. O resultado: cansaço, esforço desnecessário e o não aproveitamento de certos lugares imperdíveis e ás vezes nem mesmo de Machu Picchu.

Por isso, este roteiro é o roteiro ideal para quem vai a primeira vez a cidade e quer aproveitar tudo com calma e qualidade. E a melhor maneira de você fazer isto é tendo 3 cidades como base: Cuzco, Ollantaytambo e Águas Calientes. Dessa maneira a viagem será menos cansativa e muito mais proveitosa.

Assim, se você seguir esse roteiro de 6 dias em Cuzco e todas as dicas, com toda a certeza a sua viagem será inesquecível.

Quantos dias ficar em Cuzco

O tempo ideal para ficar ficar e Cuzco e curtir tudo com calma são 6 dias. Menos do que isso já fica bem puxado.

Afinal, apesar do Peru ser um país próximo ao Brasil as viagens até Cuzco podem ser bem demoradas e muito cansativas.

Para você ter noção de como é uma verdadeira odisseia chegar até Cuzco e Machu Picchu leia o post Como chegar por conta própria a Machu Picchu passo a passo

Esse foi o tempo que eu fiquei na cidade e o tempo que considero o ideal para conhecer Cuzco e todas as suas principais atrações. E vai por mim, Cuzco é uma cidade que pode te surpreender, e muito. A maioria das pessoas vai a cidade com o objetivo de conhecer a lendária Machu Picchu. Sem dúvida, a cidade dos incas é a a principal atração da cidade e uma das mais visitadas  da América do sul.

Mas, em Cuzco existem outras ruínas que são também bastantes bonitas e que merecem uma visita. Além disso, passeios mais radicais como a Laguna Humantay e a montanha colorida são lugares incríveis e que você não pode deixar de conhecer

 Roteiro de 6 dias em Cuzco Dia 1 – Passeio pelo centro da cidade

Nesse primeiro dia, aproveite para relaxar e descansar da viagem, e principalmente para você se adaptar a altitude da cidade. Cuszco fica a quase 4.000 M acima do nível do mar, assim você passar mal com a altitude é quase inevitável. Por isso, caso você chegue na cidade e sinta enjoo, tontura e dor de cabeça, fique tranquilo pois é normal.

Provavelmente o seu hotel vai te servir um chá de folhas de coca para o problema que eles chamam de Soroche.

Por isso, evite já sair por aí pela cidade fazendo passeios muito radicais e pesados. Se você se sentir bem saia do seu hotel e dê uma volta pela cidade. Vá até a Plaza del Armas, a principal da cidade. Coma uma comida bem leve.

Caso queira fazer um passeio, recomendo um tour pela cidade no ônibus panorâmico. Este tour pode ser comprado na plaza des armas, onde há várias agências de viagens e vários vendedores de passeio. Eu fiz o passeio com meu namorado e adorei. Leve casaco, pois no alto da montanha faz muito frio. O passeio durou cerca de 2 horas e custou 20 soles por pessoa.

Roteiro de 6 dias em Cuzco

Uma das paradas desse tour são nas montanhas ao redor de Cuzco. Lá você pode conhecer como vivem os peruanos.

 Roteiro de 6 dias em Cuzco-DIA 2 – Sacksayhuaman

Acorde cedo, tome um café reforçado (não exagere, senão poderá passar mal), compre água nas lojinhas que sai mais barato e passeie pela cidade.

Comece por um tour nas principais ruínas que ficam na cidade de Cuzco como Sacsayhuaman. Essa ruína é uma das mais bonitas de Cuzco e impressiona pelo tamanho das pedras que foram usadas para construção. Algumas chegando a pesar 350 toneladas.

Essa cidade foi construída com o objetivo de ser uma fortaleza e tinha capacidade de abrigar todos os incas caso Cuzco fosse invadida. Mas, em 1530 os espanhóis conseguiram tomá-la e a usaram como pedreira  utilizando muitas das pedras para a construção da catedral de Cuzco.

Você pode chegar a Sacsayhuaman através de um city tour que custa uns 15 soles dependendo da agência ou com táxi que te deixa na porta da ruína e cobram em media uns 5 soles.

Roteiro de 6 dias em Cuzco

Na parte da tarde continue explorando a cidade . Uma boa pedida é o mercado de São Pedro, pois, é lá que você encontra as lembranças mais baratas.

Roteiro de 6 dias em Cuzco

Á noite jante no restaurante Incanto, um restaurante italiano super famoso em Cuzco e que serve uma comida italiana muito boa.

Vá dormir cedo pois para o passeio do dia seguinte você terá que acordar de madrugada.

 Roteiro de 6 dias em Cuzco-Dia 3 – Trilha para o lago Humantay

Esse dia começara cedo, provavelmente umas 3 horas da manhã.  Afinal, em regra a agência passa em frente aos hotéis para pegar os turistas lá para umas 4:00 da manhã. Prepare-se pois este passeio levará o dia todo e é  bem cansativo, mas, apesar disso, vale muito a pena.

Esse lago era sagrado para os Incas, ou seja, também faz parte da história desse antigo povo. Além disso, o lago é lindo. A trilha é cansativa, vou ser sincera, mas a paisagem e a energia do local compensa o esforço.

Quando você chegar no seu hotel provavelmente você está morta(o), rs. Mas, ainda assim arrume as malas para o dia seguinte.

Roteiro de 6 dias em Cuzco

Roteiro de 6 dias em Cuzco- Dia 4-  Vale sagrado/ Pernoite em Ollantaytambo

O tour pelo vale sagrado é um must do em Cuzco e é uma das maneiras de se chegar a Ollantaytambo. Você compra o tour em qualquer das agências localizadas em Cuzco e paga em torno de uns 60 soles. O tour geralmente passa pelas cidades de Pisac,Ubamba, Moray, Chinchero e termina em Ollantaytambo, onde tem a ruína mais incrível dos incas.

Ao chegar em Ollanta (para os mais intímos, rs) deixe a sua mala no seu hotel.

Nós recomendamos o hotel Tikawasi Valley. Este hotel tem um ótimo custo benefício e fica colado nas ruínas de Ollantaytambo.

Na hora da janta não deixe de experimentar o maravilhoso frango recheado do restaurante MayaPata. Este restaurante fica super perto das ruínas e do hotel Tikawasi.

Dia 5 – Ruinas de Ollantaytambo e trem para Águas Calientes

A melhor opção para conhecer essas ruínas é de fato pernoitando na cidade. Já de manhã cedo entre nas ruínas e caminhe com tranquilidade pelo sitio arqueológico.A cidade é pequena e a pracinha principal é uma graça.Sente nos banquinhos e admire a paisagem enquanto aguarda o trem para Águas Calientes. Da pracinha você pode ir a pé até a  estação do trem ou pagar aos motociclistas para levar você ate lá. Aproveite a paisagem ao longo do caminho pois é linda e de uma natureza exuberante.

Ao chegar em Águas Calientes passeie pela cidade que assim como Ollanta é pequena e dá pra conhecer tranquilamente em uma tarde.Durma cedo que amanhã é dia do passeio principal.

O templo da águas nas ruínas de Ollantaytambo

 Roteiro de 6 dias em Cuzco Dia 6 – Machu Picchu 

Levante o mais cedo possível pois a fila para pegar o ônibus para Macchu Picchu é longa e quanto mais cedo você levantar melhor. Lá apenas curta a paisagem e a energia do local. Você também pode comprar o ingresso para subir na montanha HuaynaPicchu, dizem que lá de cima tem uma linda visão de Macchu Picchu.

Ao terminar o passeio é só pegar o ônibus de volta para Águas Calientes para pegar o trem de volta a Ollantaytambo. Chegando lá feche com algum taxista para te levar de carro de volta para Cuzco. Nós pagamos 100 soles por essa corrida mas você  pode conseguir mais barato.Ao chegar em Cuzco apenas descanse para o voo de volta ao Brasil .

Roteiro de 6 dias em Cuzco

Machu Picchu

E aí pessoal gostaram dessa sugestão de  roteiro de 6 dias em Cuzco ?Deixe nos comentários

Um abraço

Mais posts sobre o Peru